O momento de matricular o seu filho na escola chega e a única coisa que você consegue pensar é: como escolher a melhor escola para ele? Nessa hora, você deve levar em consideração o sistema de ensino, a infraestrutura da escola, as aulas extracurriculares oferecidas e pensar, ainda, sobre a localização da escola, se está dentro de sua rota e também quanto tempo seu filho vai ficar por lá diariamente.

Antes de tudo, você precisa saber que não há certo ou errado nessa escolha. Existem alguns parâmetros que você pode pensar para ajudar no planejamento dessa decisão, baseando-se em seus princípios, ideais e estilo de vida. 

Seja qual for a idade do seu filho, para chegar à decisão exata sobre qual é a melhor escola para ele, é necessário realizar uma sucessão de pensamentos, em pequenos detalhes. Para ajudar você nesse momento de escolha, elencamos alguns pontos essenciais de se pensar ao escolher uma escola. Continue a leitura!

Sistema de ensino

O sistema de ensino deve ser levado em consideração, afinal, é ele quem rege alguns dos métodos pelos quais seu filho vai adquirir conhecimentos — além do professor, é claro. As Escolas Padre Anchieta utilizam o Sistema de Ensino Poliedro, um dos que mais aprova alunos em vestibulares em todo o país.

Infraestrutura 

Analise a infraestrutura da escola, veja se ela oferece um espaço bom para a quantidade de alunos matriculados, avalie os brinquedos que ela coloca à disposição das crianças, veja a cozinha, salas de aula, quantidade de banheiros. Avalie todos os riscos que possam acontecer ali dentro e como as pessoas lidam com imprevistos. 

Matriz curricular e atividades extraclasse

Veja o que será ensinado ao seu filho. Embora ele não inicie com a alfabetização, por conta da idade — no caso de alunos do ensino infantil —, tente compreender os tipos de atividades que serão realizadas com ele. Uma conversa com professores e coordenadores ajudará. Além disso, veja como são as atividades extraclasse, pois, assim como as atividades obrigatórias, elas também são responsáveis pela fixação do aprendizado de conteúdos e desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.

O período

Pense em quantas horas o seu filho ficará na escola. Vai ser durante meio período ou o período todo? A sua rotina ajudará você a definir isso, pois você deve considerar o período em que está trabalhando, logo, se você trabalha o dia todo, seu filho terá que passar o dia todo na escola — a não ser que você tenha com quem deixá-lo após o período escolar ou caso ele tenha idade suficiente para ficar sozinho, no caso de alunos do ensino médio. Lembre-se também de que, quando chegar em casa, seu filho terá atividades extras e precisará de sua atenção.

Localização da escola

É importante avaliar uma escola que esteja perto de sua casa, de seu trabalho ou no caminho entre os dois. Com o trânsito que existe hoje em dia, dificilmente você vai querer desviar do seu caminho para deixar seu filho na escola. Então, pense em uma solução prática.

As mensalidades

As escolas variam de preço, mas, nem sempre, a mais cara é a melhor. Informe-se com outros pais sobre a qualidade do ensino, tratamento dos profissionais com as crianças e infraestrutura antes de fechar o valor da mensalidade da escola do seu filho. Você pode negociar na escola depois de saber mais sobre ela.

Levando em consideração todos esses fatores, fica menos difícil lidar com as dúvidas de como escolher a melhor escola para os filhos. Lembre-se de que a escola é uma extensão da casa, é o lugar onde a criança aprenderá a se desenvolver física, psicológica e socialmente, então faça uma boa escolha.

Algumas escolas oferecem visitas agendadas, como é o caso das Escolas Anchieta. Então, o que acha de marcar uma visita para conhecer a escola? Você poderá conhecer toda a infraestrutura, equipe de profissionais, sistema de ensino e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui