Sabemos que os alimentos possuem diversas funções nutricionais e que principalmente os alimentos não processados são benéficos para várias áreas da saúde do ser humano. Mas o que poucos sabem é que alguns alimentos podem ajudar no aprendizado e inteligência das pessoas, principalmente para as crianças.

De acordo com a nutricionista Erica Moreira, com a alimentação é possível melhorar não só a saúde, mas também a mente, além disso “[…] alguns alimentos ajudam e muito nas funções cerebrais e de quebra melhoram a memória, energia e concentração”.

Com o objetivo de ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades, separamos neste artigo alguns alimentos de fácil acesso e que podem ser incluídos com facilidade na rotina alimentar de toda a família.

Vale ressaltar que ter uma alimentação saudável, composta por verduras, frutas e legumes, já ajuda as pessoas a ter uma qualidade de vida melhor, sem problemas de saúde relacionados à má alimentação.

Confira a lista!

  1. Abacate

Devido aos nutrientes existentes no abacate, essa fruta tem como função melhorar o desenvolvimento do cérebro. Com isso, trata-se de uma opção saudável para estimular o pensamento e o raciocínio.

  1. Frutas vermelhas

Outra opção para quem quer uma melhor e maior função cerebral são as frutas vermelhas. Entre os alimentos estão: morango, cereja, framboesa, amora etc. Elas possuem antioxidantes, que retardam o envelhecimento das células do corpo.

Além dos antioxidantes, as frutas vermelhas também são ricas em uma substância chamada fisetina. De acordo com especialistas, esse elemento favorece o amadurecimento das células nervosas.

  1. Ovos

De acordo com Erica, os ovos têm como função auxiliar a memória e a concentração. Outro benefício desse alimento é estimular a energia do corpo. Mas, assim como tudo na vida, é necessário bom senso no consumo. Por exemplo, os cozidos são opções mais saudáveis, pois não levam óleo no preparo.

  1. Salmão selvagem

Também responsável por ajudar no estímulo da memória e da concentração, o salmão selvagem é uma boa opção para compor os pratos do almoço. Rico em ômega 3, esse alimento também regula a energia do corpo.

  1. Espinafre

O consumo de espinafre melhora a memória e a concentração, afirma a nutricionista Erica Moreira. Devido à presença do nitrato, o espinafre é uma boa opção para aumentar a irrigação de sangue no cérebro.

  1. Chocolate amargo

Outro alimento que melhora o fluxo do sangue no cérebro é o chocolate amargo. Livre dos excessos de açúcar e com mais quantidades de cacau, o alimento é bom para estimular a memória e a concentração. Contudo, é importante consumir com consciência. Só assim é possível aproveitar de todos os benefícios que esse produto oferece ao corpo.

  1. Tomate

Quem deseja melhorar a cognição deve avaliar o consumo do tomate. Isso porque, essa fruta consegue melhorar a função cerebral das pessoas que consomem diariamente esse alimento, tudo isso devido à presença do licopeno.

  1. Oleaginosas

Melhor do que ter uma boa função cerebral é conseguir essa melhora ao mesmo tempo em que se está bem consigo mesmo. As oleaginosas são responsáveis por aumentar e melhorar os níveis de humor. Além disso, castanhas, amendoim e nozes podem proteger o organismo contra o envelhecimento celular, isso porque as oleaginosas são ricas em vitamina E e selênio.

  1. Banana

Por ser uma das frutas mais populares do Brasil, a banana quase nunca falta na cozinha dos brasileiros. Mas o melhor é que, além de popular e versátil, essa fruta tem uma substância chamada serotonina, que é capaz de melhorar o humor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui