Já comentamos aqui sobre os cursos de ensino a distância e sobre como eles estão sendo cada dia mais bem aceitos pelos alunos. De acordo com o portal EM Educação, houve um crescimento de 133% na aderência a essa modalidade de curso. Dados mais recentes do Censo da Educação Superior, disponibilizados no portal Forbes, publicados em 2017, apontam que mais de 18% dos alunos matriculados no ensino superior estão vinculados aos cursos a distância – esse número antes era 4,2%.

Com o aumento pelos cursos dessa modalidade, separamos algumas dicas que você precisa saber para escolher um curso EAD.

O diploma tem a mesma validade para cursos EAD e presenciais

Os diplomas recebidos no final do curso pelo estudante têm a mesma validade para cursos EAD e presenciais. O ensino EAD passa por toda uma certificação do MEC, que considera que “[…] todas as IES (instituições de ensino superior), sejam as com oferta presencial, sejam as com oferta EAD, precisam passar pelo processo de credenciamento, autorização e reconhecimento feito pelo MEC (Ministério da Educação)”.

Portanto, é depois da certificação do MEC que uma instituição de ensino superior pode ofertar aulas a distância. Assim, o diploma vale a mesma coisa para qualquer modalidade de curso.

Você precisa de organização

A organização é a chave para quem quer estudar a distância. Você precisa se organizar quanto ao seu tempo, tarefas a fazer e estudos. As aulas a distância requerem, assim como as presenciais, que você continue os seus estudos por mais um período além da aula e que você se prepare para provas e entregas de trabalho.

Organize-se através de um cronograma ou de um método que você conheça e gosta para assistir às aulas, estudar para todas as matérias e obter aprovação com sucesso ao final dos semestres.

É importante lembrar que, em alguns cursos, o aluno precisará ir para a sala de aula em alguns dias no semestre. Se organize também para isso.

A internet é sua maior aliada

A internet vai ser sua melhor amiga durante o curso EAD. É através de um computador com uma boa conexão à internet que você vai conseguir ter acesso às aulas, fazer as atividades e estudar. Então, antes de começar o curso, tenha em mente que precisará de um bom computador.

Você precisa de foco

Estudar em casa não é uma tarefa fácil. Já que você está em um computador com a internet ligada, certamente estará tentado a entrar nas redes sociais, ver um site de notícias ou assistir a um vídeo no YouTube. Com certeza você precisará focar nas suas aulas e deixar tudo isso de lado. A grande dica é separar 15 minutos para entrar em sites aleatórios e focar todo o resto do tempo que separou para a sua aula ou trabalhos e provas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui