Conhecer as propostas pedagógicas e os profissionais que atuam na escola é imprescindível na escolha de uma instituição que esteja de acordo com os princípios da família.

A escola é um dos ambientes em que mais passamos tempo durante a infância e a adolescência. Do ensino infantil até o ensino médio, mais de dez anos se passam. Escolher uma boa escola para os filhos pode garantir que esses anos no ambiente escolar sejam proveitosos e que rendam, além de muitas amizades, uma formação satisfatória. Se você está procurando uma escola para seu filho, as dicas abaixo podem ser úteis. Tenha em mente que a escolha da escola será mais acertada após serem considerados os pontos relevantes para você e sua família.

  1. ) Liste o que espera da escola: estabelecer o que é relevante de acordo com seus valores e optar por uma escola que tenha a ver com o estilo da família é essencial para a aprendizagem da criança. É importante conhecer o projeto político pedagógico da escola para verificar se o documento propõe a promoção dos mesmos valores que a família adota.
  2. ) Valorize a instituição que estimule o desenvolvimento físico, emocional e social do seu filho: além de um espaço que seja acolhedor, a escola deve propor atividades que estimulem não só o desenvolvimento cognitivo da criança e do jovem, mas também seu desenvolvimento físico, emocional e social.
  3. ) Busque um ensino de qualidade: a qualidade do ensino é essencial para formar sujeitos críticos e ativos na sociedade. Informe-se sobre formação de professores, currículo, tecnologias que auxiliam o ensino, equipe gestora e suas áreas de atuação, auxiliares de disciplinas, dentre outros aspectos. Além disso, o material didático utilizado pela escola deve estar de acordo com os valores propostos por ela e o reconhecimento da comunidade deve ser considerado.
  4. ) Considere rotina e horários: esteja atento ao regulamento da escola quanto a horários de entrada e saída, regras e procedimentos em caso de atrasos e saídas antecipadas, e informe-se sobre a programação de eventos (reuniões, festividades etc.), verificando a adequação de seus horários de trabalho à rotina escolar, a fim de estar sempre presente aos eventos na escola e ciente do rendimento escolar de seu filho.
  5. ) Associe preço e qualidade: além da qualidade do ensino, considere também as instalações que a escola oferece, como laboratórios, quadras esportivas e biblioteca, pois farão a diferença no ensino e na aprendizagem de seu filho. Considere ainda a adequação dos espaços ao atendimento de pessoas com necessidades especiais, como rampas e elevadores.
  6. ) Avalie localização e segurança: a localização é importante na escolha de uma escola. Se a escola é próxima à residência da família e agrada quanto aos demais aspectos, melhor. Se a escola não for próxima, é preciso considerar como será feito o trajeto, quem será o responsável etc. Verificar aspectos de segurança do entorno da escola também é importante.
  7. ) Decida após sentir-se confiante: tome a decisão apenas depois de sentir-se à vontade com a escola. Visite o maior número de escolas possível e leve a criança para conhecê-las, assim você poderá verificar como a criança se sente no ambiente e o tratamento dado a ela pelos profissionais.

As Escolas Padre Anchieta promovem o desenvolvimento integral dos estudantes, oferecendo uma infraestrutura moderna, com laboratórios de ponta e biblioteca constantemente atualizada, material didático de ótimo nível e professores qualificados, além da fácil localização. Para saber mais, acesse o site da instituição ou faça uma visita.

botao-escolas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui