A criatividade, assim como tantas outras competências, é desenvolvida ainda na infância.

A criatividade é uma competência essencial na vida de qualquer pessoa, sobretudo quando falamos em crianças, já que é na infância que desenvolvemos grande parte de nossas habilidades e afinidades. Confira algumas dicas para estimular a criatividade dos seus filhos:

– Incentive brincadeiras!

É através da brincadeira que a criança se relaciona com outras e desenvolve habilidades motoras, físicas e sociais.

– Cuidado com o excesso de regras

É claro que as crianças precisam de regras e limites, mas reflita se as regras não estão sendo excessivas a ponto de bloquearem a criatividade das crianças. É necessário saber dosar a situação.

– Tenha paciência em todas as etapas

As crianças são curiosas. Na famosa fase dos “porquês”, responda todas as perguntas da maneira mais didática possível. Essa fase é muito importante para os pequenos, pois incentiva o aprendizado. Permita que as crianças se questionem e reflitam sobre os mais variados temas.

– Estimule a autoconfiança

É necessário tomar cuidado com as críticas, que podem bloquear o processo criativo das crianças. Procure estimular a autoconfiança delas, mostrando-se aberto ao diálogo e elogiando comportamentos positivos.

– Incentive o contato com a arte

É importante aproximar a criança do universo da arte. Música, cinema, literatura, teatro, dança, pintura, entre outros, possibilitam que os pequenos abram suas mentes para novas possibilidades.

E aí, curtiu as dicas? Sempre apoie o desenvolvimento de habilidades dos seus filhos, elas serão muito importantes no futuro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui