A educação a distância representa hoje um multiplicador de conhecimento que permite que pessoas localizadas em cidades de difícil acesso tenham a oportunidade de aprender mais e de desenvolver novas habilidades.

Além disso, hoje a maioria das instituições de ensino superior são localizadas nos grandes centros e, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste. Porém, com a educação a distância, essas barreiras se extinguem e pessoas de todas as regiões podem ter acesso à educação, através de Polos regionais onde o aluno pode se locomover com facilidade  para realizar sua prova presencial no final do semestre.

Sendo assim, o ensino EAD tem um papel essencial no acesso à educação como um todo no país. E o acesso mais facilitado e mais democrático aos meios de comunicação tem possibilitado que as pessoas se sintam mais abertas a essas inovações e se permitam experimentar.

O ensino a distância é a melhor solução para que mais pessoas tenham acesso à capacitação profissional, seja pela economia de gastos, tanto das mensalidades quanto de transporte, ou pela maior facilidade para conciliar compromissos.

Outro fator importante a ser considerado é a própria inovação da educação. O EAD exige que novas metodologias de ensino sejam desenvolvidas e, aos poucos, elas são integradas também ao ambiente presencial, aumentando o dinamismo das aulas e a interatividade com os alunos.

Perfil do Aluno EAD

A metodologia de ensino dos cursos EAD é diferente da metodologia dos cursos presenciais e impacta diretamente a forma de aprender do aluno. Isso porque o aluno é estimulado a ser mais ativo, a buscar as informações. Além disso, como não existe um professor cobrando a atenção ou a presença o tempo todo, é fundamental ter disciplina e organização.

A facilidade de acesso ao conteúdo das aulas é outro ponto que altera a dinâmica da aula. No EAD, o conteúdo está disponível para consultas o tempo todo, então o aluno não precisa anotar tudo enquanto o professor fala, dando mais atenção ao que está sendo ensinado.

1.      Concentração e organização

Os graduandos dos cursos a distância demonstram habilidades necessárias para acompanhar e concluir o curso, como a capacidade de concentração e organização. Sem elas é praticamente impossível assistir a todas as aulas e aprender todo o conteúdo.

2.      Comprometimento

Como foi dito anteriormente, não existe um professor cobrando a presença nas aulas, portanto o comprometimento é exclusivo do aluno, que precisa organizar seus horários para garantir o cumprimento de todas as aulas, atividades e provas.

Assim, quem está disposto e comprometido com o aprendizado consolida esses hábitos que são também fundamentais e muito valorizados no mercado de trabalho.

Para cursar uma faculdade a distância, é preciso estar comprometido com um objetivo determinado, que servirá como motivação diária e ajudará você a ter persistência. Nos cursos EAD, o professor é um orientador de conteúdos, mas o aprendizado depende exclusivamente de você.

3.      Proatividade

Além disso, a proatividade é outra característica importante do aluno EAD. O aluno proativo consegue aproveitar muito mais o conteúdo ministrado nas aulas, já que acaba buscando complementos em outros canais, como os chats, os fóruns, os grupos e as bibliotecas on-line da plataforma de ensino.

Por isso, é preciso conhecer ou buscar o conhecimento em tecnologia para aproveitar ao máximo esses recursos disponíveis e garantir maior aprendizagem.

Todas essas características juntas formam o perfil ideal do aluno EAD, que se confunde, muitas vezes, com o perfil desejado no mercado de trabalho. Sendo assim, as formações EAD ainda contribuem para o desenvolvimento das habilidades mais buscadas pelo mercado.

Escolher uma faculdade a distância

Agora que você já sabe qual é a importância dos cursos a distância e o perfil dos estudantes, chega a hora de escolher a melhor faculdade para você estudar.

E, assim como nos cursos presenciais, é preciso ter cuidado durante essa escolha. Confira um rápido passo a passo:

1.      Liberação do MEC

A primeira coisa é saber se a instituição onde você deseja estudar está liberada para oferecer cursos na modalidade a distância. Hoje a maioria dos cursos é aprovada pelo MEC nessa modalidade, mas é sempre bom confirmar!

2.      Pesquisa de mercado

O próximo passo é fazer uma pesquisa de mercado para comparar os valores de mensalidades, carga horária, disciplinas do curso, qualidade dos professores e do curso em geral.

Nessa etapa, é importante também fazer uma comparação entre as notas atribuídas pelo MEC a cada curso, já que esse é um ponto considerado pelos recrutadores em entrevistas de emprego.

3.      Reputação da instituição

Verifique a reputação da instituição de ensino escolhida também. Veja o que outros alunos dizem sobre a faculdade e também sobre o curso em fóruns e grupos.

Hoje é possível perceber se a faculdade atende bem seus alunos e oferece cursos de qualidade acompanhando as suas redes sociais, por exemplo.

Melhores instituições EAD

Se você ainda está em dúvida sobre como descobrir se a instituição de ensino que você escolheu tem boa avaliação no MEC, saiba que é possível consultar essas informações no portal do Ministério da Educação.

É importante verificar a nota geral da instituição de ensino, mas também as notas individuais do curso escolhido, que é uma avaliação específica.

O MEC avalia todos os cursos considerando três critérios:

  1. o Conceito Preliminar do Curso (CPC), que verifica o quadro de professores, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos;
  2. o Conceito do Curso (CC), que é uma avaliação presencial que tem como foco as dimensões pedagógicas, de infraestrutura e de atendimento aos requisitos legais e normativos;
  3. o resultado do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que é realizado por estudantes do último ano do curso.

Além disso, o MEC também dá uma nota mais geral à instituição, considerando as modalidades de ensino que ela oferece, sendo o Conceito Institucional (para modalidade presencial) e Conceito Institucional EAD (para modalidade a distância). Estas são instituição que alcançaram ótimas notas no CI-EAD:

  • Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta Online) – Privada
  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) – Privada
  • Faculdade de Odontologia e Medicina São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) – Privada
  • Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Pública

A UniAnchieta Online

Mais do que apenas estudar a distância, os cursos 100% online da UniAnchieta proporcionam qualidade acadêmica reconhecida pelo Ministério da Educação.

Isso garante que você tenha a melhor experiência em ensino on-line, uma vez que nossos cursos contam com conteúdos e metodologias atuais que asseguram a eficácia de sua aprendizagem.

E você não estuda sozinho: na graduação on-line, você tem o apoio de professores tutores, colegas de turma, suporte técnico e ainda tem um centro universitário completo à sua disposição

Situada em Jundiaí, São Paulo, a instituição preza pela formação alinhada ao mercado de trabalho e oferece a seus alunos a melhor infraestrutura educacional da região, investindo em campi equipados com bibliotecas, laboratórios, núcleos de prática jurídica e de empregabilidade, clínicas de saúde e de psicologia aplicada, entre outros recursos essenciais para a formação dos profissionais.

Na modalidade on-line, os cursos acontecem na melhor plataforma de ensino a distância: o Canvas! Lá você encontra todos os recursos para o desenvolvimento do seu curso: texto, vídeos, fórum de discussão, tarefas, calendário acadêmico, quadro de notas e muito mais!

O melhor: acesse o Canvas de onde você estiver – celular, tablet ou computador.

Vale ressaltar que, na UniAnchieta Online, o seu desenvolvimento é acompanhado de perto por um professor tutor. A tutoria dos cursos on-line ajuda você em suas dúvidas e acontece de forma interativa, seja por meio de textos, áudios ou vídeos, em até 24 horas.

Sempre haverá um professor ajudando você a conquistar os seus objetivos!

Conte com um suporte acadêmico de EAD que está preparado para ajudar você em tudo o que precisar! Com o Chat BliP, seus chamados são categorizados de forma a oferecer o melhor atendimento de suporte!

Você pôde ver que a modalidade de ensino EAD está ganhando cada vez mais espaço na educação brasileira. O que significa que mais e mais pessoas estão tendo acesso à educação superior!

Além disso, investir numa formação superior on-line é a melhor saída para conciliar as tarefas do seu dia a dia!

E então, o EAD foi feito para você também, certo?

Conheça os cursos EAD da UniAnchieta e escolha o melhor para sua carreira. Escolha UniAnchieta Online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui