Os animais de estimação estão cada dia mais dentro dos lares dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e atualizada pela inteligência comercial do Instituto Pet Brasil mostra que, no ano de 2018, 139,3 milhões de animais de estimação estavam presentes nas casas dos brasileiros. Os cachorros são os preferidos da população, eles somam 54,2 milhões, seguidos das aves, 39,8 milhões, e os gatos aparecem em terceiro lugar, com o índice de 23,9 milhões.

Os animais de estimação são graciosos, amorosos e fazem bem à saúde e à imunidade do ser humano. Hoje em dia, já existem hospitais liberando animais para visitar pacientes internados. Esse é o caso do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, que percebeu que trazer os bichinhos para perto é uma forma de humanizar o tratamento e exercer interferências positivas na cura dos pacientes.

Os animais de estimação também têm a capacidade de ajudar a combater o estresse, diminuir a pressão, ajudar a criar imunidade, diminuir o risco de crianças desenvolverem alergias, além de fazerem bem para o coração e para a saúde emocional.

Ainda, de acordo com uma matéria publicada pela revista Exame, os cachorros são capazes de ajudar a identificar quando seus donos estão com câncer. Segundo especialistas, a precisão do diagnóstico feito pelos animais pode variar na faixa de 80% e 90%.

Já sabemos que ter um animal de estimação é benéfico para todas as áreas da vida, mas muitas mães ainda encontram dificuldades em conviver com a ideia de ter um animalzinho e uma criança pequena dividindo o mesmo espaço. Mas saiba que essa parceria é muito positiva para a criança, para o animal e até mesmo para a família.

Alguns especialistas, segundo matéria do G1, afirmam que o relacionamento entre crianças e animais é extremamente positivo e pode ajudar até no desenvolvimento social das crianças.

Mara Lúcia, psicóloga, explica que quando as crianças convivem com animais de estimação, elas costumam expressar afetividade mais facilmente e aprendem regras de convívio. Além disso, a companhia de animais de estimação faz com que sejam reduzidas as chances de crianças desenvolverem resfriados, problemas estomacais e até dores de cabeça. Ela comenta que “as crianças desenvolvem mais rápido as noções de companheirismo e responsabilidade com aqueles que dela dependem. Com o bichinho, elas aprendem a respeitar os horários de alimentação, passeios, necessidades fisiológicas como sono, urinar e defecar”.

A psicóloga Marina Junqueira Zampieri complementa que a criança tende a aprender mais facilmente a lidar com um ser vivo que precisa de cuidados especiais, além dos benefícios no desenvolvimento social infantil.

Então, avalie a ideia de ter um animal de estimação convivendo com seu filho, certamente trará muitos benefícios para a saúde do pequeno, dos pais e também para o convívio da família.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui