Além do desenvolvimento físico e psicológico, essas atividades ajudam a desenvolver um adulto mais consciente sobre o ambiente em que vive.

Estudar as matérias das escolas é fundamental e muito importante para o crescimento intelectual e pessoal da criança, porém há também outras formas de potencializar esse crescimento e desenvolver novas habilidades nos pequenos.

Mas antes de matricular a criança em alguma atividade extra, os pais têm um papel muito importante em ajudar os filhos a entenderem quais são suas necessidades e quais atividades trarão mais benefícios a eles. Conversar com as crianças, observar sua personalidade e descobrir quais são seus maiores sonhos são os pontos de partida para escolher uma atividade extracurricular que realmente trará benefícios para a criança.

Muitas escolas, assim como o Colégio Anchieta, oferecem várias atividades em horários alternados aos das aulas, como balé, jazz, taekwondo, futebol e ginástica. Mas a lista de atividades não para por aí. Fora do ambiente escolar também é possível participar de diversas atividades, como o voluntariado, aula de música, outros estilos de dança e até mesmo de lutas.

Então, para você conhecer a fundo algumas opções de atividades, separamos algumas que seus filhos podem fazer de acordo com seus gostos e idade. Acompanhe!

Práticas Esportivas

Praticar atividades físicas é ótimo para todas as pessoas e em todas as idades. Para as crianças, é ainda mais importante, pois desenvolve habilidades de coordenação motora e psicológicas. Atividades em grupo são ótimas para crianças mais sedentárias e tímidas, pois elas começam a se tornarem ativas e a tendem a se relacionar com mais facilidade com outras crianças. Já para as crianças mais ativas e agitadas, praticar natação é uma ótima opção. Nessa modalidade, a criança aprende a se controlar, respirar corretamente e a desafiar seus próprios limites.

Com alguns esportes, como o futebol, vôlei, balé e artes marciais, os pequenos também aprendem a cooperar com as outras crianças, trabalhar em equipe, respeitar ordens e regras e controlar melhor suas emoções.

Algumas dessas atividades podem ser praticadas a partir dos 3 anos e outras a partir dos 5 anos. Consulte o regulamento das escolas e converse com os professores para melhor aproveitamento. Lembrando, sempre, de levar o seu filho ao médico para uma avaliação antes de começar as atividades.

Práticas Artísticas

As práticas artísticas são muito válidas para as crianças, pois ajudam a desenvolver a criatividade, o pensamento fora da caixa e os ajudam a expressar seus sentimentos e emoções com mais facilidade.

Entre as atividades mais comuns estão a dança, música, aulas de desenho e pintura, artesanatos feitos com diversos tipos de materiais e fotografia. As aulas de dança são ótimas para as crianças ativas e para aquelas que precisam aperfeiçoar o controle do corpo e dos movimentos; a música ajuda na concentração, dicção e improvisação. Já as aulas de desenho, pintura e artesanato ajudam a florescer a criatividade, inovação, habilidades motoras e conexão visual com o mundo e suas referências.

Essas atividades podem ser praticadas por crianças a partir de 5 anos ou menores, mas com o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Práticas Intelectuais

As práticas intelectuais são indicadas para crianças que se interessam por conteúdos mais avançados, como tecnologias e ciências, ou que precisam de reforço escolar e concentração e até mesmo para aquelas que desejam aprender um novo idioma e desenvolver o raciocínio lógico.

Entre as atividades que podem ser executadas, indicamos um curso de línguas, xadrez, experimentos em laboratórios e aulas de informática. Essas atividades são indicadas para crianças a partir de 5 ou 6 anos de idade, podendo variar, de acordo com as necessidades de cada criança.

Práticas Sociais

Colaborar com a sociedade e saber a importância disso é algo que deve ser ensinado aos pequenos desde cedo. As atividades voltadas para o meio social, como o voluntariado e o escotismo, desenvolvem fatores humanos, o senso de colaboração e amor ao próximo e a solidariedade.

De modo geral, as atividades extracurriculares são de grande valia para as crianças, pois são uma forma de auxiliá-las no processo de aprendizado, desenvolvimento pessoal e, futuramente, como profissionais.

Com essas atividades, as crianças adquirem conhecimentos distintos e aprimoram suas habilidades de forma alegre, saudável e leve. Procure matricular seu filho em atividades que ele goste e que tenham o perfil dele, isso será bem útil para o seu crescimento e relacionamento com os demais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui