Certamente você já viu, em filmes ou séries, cenas de julgamento em que o advogado e o promotor se enfrentam no tribunal. E, nesse momento, você pode ter se identificado com esses papéis e decidido seguir alguma dessas carreiras. 

Mas você sabe qual área abrange essas profissões? A resposta é simples: essas são algumas das atuações do profissional de Direito Penal. Outros profissionais que fazem parte dessa área são os advogados criminalistas, promotores, delegados de polícia e defensores públicos.

Dando continuidade à sequência de informações que estamos trazendo sobre algumas carreiras profissionais, hoje, vamos falar um pouco sobre o que é Direito Penal. Ao final deste artigo você descobrirá tudo sobre a carreira, qual a atuação profissional, uma média dos salários e como seguir nessa profissão com uma pós-graduação

Quais são as áreas de atuação em Direito Penal?

O profissional dessa área trabalha em casos que envolvem roubo, sequestro, assassinato, estupro e pedofilia e também lida com crimes contra a ordem tributária ou previdenciária, economia popular, propriedade industrial, meio ambiente, crimes digitais, entre outros. 

Sendo assim, a área de Direito Penal oferece vários caminhos de atuação profissional. Separamos quatro exemplos para você conhecer.

  1. Advogado criminalista

O advogado criminalista trabalha defendendo seus clientes em inquéritos policiais, ações penais criminais ou empresariais. É um profissional que pede revogação, habeas corpus, liberdade provisória e revisão criminal. É responsável também por acompanhar o cliente durante depoimentos e na reconstituição do crime, entre outras atividades.

  1. Defensor público

O defensor público tem o papel de um advogado de réus que não têm condições financeiras de arcar com a sua defesa. O defensor é servidor público estadual ou federal e precisa ser graduado em Direito e ter inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil. 

  1. Delegado da Polícia Civil

Esse profissional é responsável por dirigir uma Delegacia de Polícia Civil. Ele faz parte de investigações de ocorrências criminais, participa de ações em campo e também faz o intermédio de conflitos. 

  1. Magistrado

São todos que exercem carreira de juiz e, em geral, é uma das áreas mais cobiçadas. Esse profissional precisa estar ligado às áreas de Direito Penal, Direito Civil, do Consumidor, Ambiental, Empresarial e outras. 

O que estudar para atuar em Direito Penal?

É importante dizer que quem deseja seguir carreira na área de Direito Penal precisa cursar a faculdade de Direito. O início do curso é comum para todos os alunos e, depois, vem a etapa de especialização na área em que o aluno mais se identifica, neste caso, em Direito Penal.

Qual é o salário do profissional em Direito Penal?

O salário de quem trabalha com Direito Penal varia de R$ 3.500 a R$ 26.000, dependendo do cargo que exerce, do conhecimento que tem e o estado em que atua.

É válido lembrar que, para aqueles que vão seguir carreira de Direito, independentemente da especialização, é necessário passar na prova da OAB — Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB é um órgão que regulamenta a prova do Exame de Ordem, prova obrigatória para um profissional exercer a profissão de advogado no Brasil. A prova tem dois dias de duração e é realizada de duas a três vezes por ano.

Neste artigo, você pôde conhecer um pouco sobre o que é Direito Penal e como é a carreira nessa área. Se você se interessou e acredita ser a sua profissão no futuro, conheça a pós-graduação em Direito Penal do Unianchieta. Descubra a estrutura curricular do curso, valor do investimento, duração e como realizar a sua inscrição.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui