De acordo com o CENSO da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) entre 2018 – 2019 os cursos EAD têm ganhado cada vez mais adeptos nas modalidades de graduação e pós-graduação.

Muitas instituições de ensino, públicas e particulares, estão inserindo disciplinas on-line em suas matrizes curriculares ou criando cursos inteiramente virtuais para atender às novas demandas dos estudantes.

Esse é um movimento que não tem volta, pois vem para suprir a necessidade dos alunos de ter mais flexibilidade de horários para estudar.

Assim, as aulas a distância permitem maior economia de tempo e comodidade aos alunos, além de proporcionar uma forma de ensino diferenciada, que promove mais envolvimento e facilita o aprendizado.

Neste e-book, você vai conhecer tudo sobre o ensino a distância e vai descobrir porque essa modalidade de educação está conquistando tantas pessoas.

O que é EAD?

A formação superior é essencial para a construção de uma carreira sólida, porém pode ser difícil acompanhar as aulas presenciais. É preciso que o aluno frequente as aulas nos horários estipulados por uma instituição de ensino, que muitas vezes fica localizada longe da residência ou do trabalho do estudante.

Assim, muitas pessoas não conseguem conciliar os horários dos cursos com o trabalho, o que as obriga a escolher apenas uma atividade.

Em outros casos, em cidades muito pequenas e longe dos grandes centros, a oferta de cursos superiores é quase nula, minimizando as chances de os moradores completarem seus estudos e aprimorarem seus conhecimentos.

E foi com os avanços da tecnologia e as facilidades proporcionadas pela internet que a modalidade de ensino EAD se tornou popular.

EAD, conhecido também como ensino a distância ou ensino on-line, é uma excelente modalidade de ensino, voltada principalmente para quem tem dificuldades em frequentar uma instituição de ensino presencialmente, no modelo tradicional.

Hoje muitas instituições de ensino oferecem cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e até cursos técnicos que podem ser realizados a distância.

É importante ressaltar que muitas empresas também fazem o uso do ensino online, através de treinamentos, ou campanhas de gamificação, assim o funcionário recebe um aperfeiçoamento e uma motivação. Além dos módulos de treinamento, algumas empresas investem em cursos tecnólogos de graduação, com parcerias de grandes instituições.

As aulas são assistidas no ritmo do aluno, permitindo a conciliação entre estudo, trabalho e compromissos pessoais.

No ambiente virtual de aprendizagem, o aluno tem acesso a todas as informações necessárias para a sua formação, como os materiais didáticos e os calendários de provas, além de ter contato direto com os professores tutores e com outros alunos.

Como são as aulas a distância?

No ensino superior a distância, as aulas são gravadas e os conteúdos são apresentados com recursos interativos de ponta, que facilitam o processo de aprendizagem. Além das videoaulas, o estudante ainda conta com materiais didáticos elaborados em diversos outros formatos, como e-books, games, áudio, etc.

Todos os recursos podem ser acessados a qualquer hora por meio de uma plataforma responsiva, disponibilizada pela instituição de ensino, que permite a navegação até mesmo por smartphone.

Além disso, na graduação on-line, você tem o apoio de professores, tutores, colegas de turma e uma equipe especializada de suporte técnico que pode ajudar você no que precisar.

O professor tutor acompanha o seu desenvolvimento de perto, como na educação tradicional. Então, a educação a distância traz diversas vantagens e garante que o ensino seja de qualidade!

Quais são as vantagens de estudar EAD?

Mesmo existindo há décadas, a educação a distância ainda é cercada por mitos. Contudo, são inegáveis os benefícios proporcionados por essa forma de estudar, a começar pelo fato de ela aproximar o ensino daqueles que provavelmente não teriam condições de estudar sem a internet.

Mas as vantagens vão muito além. Conheça as principais delas:

1.      Quebra das barreiras geográficas

Você sabia que cerca de 60% dos municípios brasileiros são rurais? Nesses lugares, o acesso à educação superior é precário ou até mesmo inexistente.

Se você mora em uma cidade que tem estrutura educacional de qualidade, provavelmente você nunca tenha pensado sobre isso, mas para muitas pessoas o sonho de ter um diploma universitário acaba virando uma grande frustração.

2.      Praticidade e flexibilidade

A correria do dia a dia dificulta a conciliação de todas as tarefas e afazeres. Por isso, a possibilidade de estudar em qualquer lugar e a qualquer horário promove oportunidades incríveis que seriam impossíveis no ensino presencial.

Com o EAD, o aluno pode assistir à aula em casa, logo que acordar, ou em qualquer outro espaço desde que ele tenha um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.

Muitas pessoas não sabem que ao fazer um curso superior online, elas também têm direito de ter uma carteirinha de estudante! Se você ainda não tem, procure se informar na secretaria da sua instituição.

3.      Redução dos custos

Uma das grandes vantagens do ensino a distância é o custo mais baixo da mensalidade. Isso é possível por causa da estrutura menor que é necessária para o funcionamento dessa modalidade.

Por serem on-line, os cursos EAD não têm limitação de alunos por turma, e a instituição de ensino não precisa ter uma estrutura física grande para alocar todos os estudantes.

Outro fator que custeia o EAD é que o conteúdo didático pode ser aproveitado em diferentes turmas, sendo preciso manter poucos professores disponíveis em cada uma delas.

Tudo isso permite que os custos estruturais sejam menores e, consequentemente, o valor da mensalidade também.

4.      Qualidade no ensino

Os diplomas dos cursos EAD são reconhecidos pelo MEC da mesma forma que os dos cursos presenciais e, portanto, têm a mesma validade também.

A maioria dos cursos de graduação EAD ainda têm a vantagem de possuírem uma didática bem interessante, muitas vezes usando recursos de gamificação, o que torna o aprendizado mais eficiente.

Como é a aceitação do mercado?

Ainda existe muito preconceito em torno da educação a distância, mais pela falta de conhecimento do que pela qualidade dos cursos.

Por isso, é importante ressaltar que todos os cursos de nível superior são acompanhados e avaliados pelo Ministério da Educação. E é essa avaliação que determina a qualidade do curso.

Além disso, o diploma emitido pela instituição de ensino não faz qualquer distinção entre a modalidade de curso escolhida, seja on-line ou presencial.

Atualmente, com a ampliação de cursos de graduação on-line e a melhora na qualidade deles, o próprio mercado de trabalho já entende que não há motivos para diferenciar o candidato.

De acordo com Eliane Aere, Diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Digital), para os departamentos de RH e das lideranças das empresas, a modalidade EAD não tem influenciado nas escolhas dos candidatos.

Segundo ela, o que importa é a carga horária cursada e a avaliação do curso no MEC. Hoje em dia quase todas as disciplinas ministradas on-line têm certificação, exceto aquelas que exigem aprendizado em laboratório, como algumas dos cursos de Engenharia e da área da saúde.

Por fim, o EAD está em pleno crescimento. De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em 2023 haverá mais matrículas em cursos EAD do que nos presenciais.

E então, agora que você já sabe que investir na educação a distância é sim uma grande oportunidade de conquistar o diploma do ensino superior, é preciso encontrar uma instituição de ensino que ofereça as melhores experiências acadêmicas on-line.

Que tal começar pela UniAnchieta Online?

O Centro Universitário Padre Anchieta alcançou nota máxima no conceito Institucional EAD do MEC e oferece cursos de graduação a distância nas áreas de educação, gestão e negócios!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui