Os alunos das novas gerações já nascem conectados ao mundo virtual. Todos esses jovens têm o mundo digital muito mais integrado à sua realidade. Esse novo modelo de vida desafia as escolas e os professores a respeito do uso de novos recursos tecnológicos no ensino

Assim, os educadores ganham o auxílio de novas ferramentas para tornar as aulas mais interessantes, diferenciadas e participativas. O aluno, por sua vez, sente-se mais à vontade e motivado a estudar.

Você é professor ou gestor escolar e pensa em se especializar na área tecnológica? Confira este post e saiba mais sobre as tecnologias na educação e as vantagens de cursar uma pós-graduação nessa área!

A tecnologia nas salas de aula

As tecnologias escolares vieram para modificar aquelas aulas tradicionais conhecidas pelos pais, alunos e professores, de forma a deixar as aulas mais motivadoras, criativas e interessantes. Além disso, a tecnologia oferece formas mais práticas, lúdicas, interativas e dinâmicas de explicar um conteúdo, envolvendo os estudantes e dando autonomia a eles.

Com essa mudança no âmbito educacional, foram surgindo, nos últimos anos, cursos de pós-graduação voltados para a área de educação e tecnologia. De forma geral, nessas especializações, os profissionais estudam disciplinas que abrangem o fazer pedagógico, como diagnóstico psicopedagógico, políticas educacionais e teorias da aprendizagem e disciplinas voltadas para a tecnologia, como ciência e tecnologias, mediações tecnológicas e produção e uso de tecnologias para educação.

Um dos cursos mais procurados é a especialização em Educação e Tecnologias, que avalia o uso das tecnologias de informação e comunicação como algo que contribui para agregar qualidade aos processos de ensino e aprendizagem. Assim, o curso enfatiza a especialização de profissionais para o uso adequado dessas tecnologias a fim de promover, diante dos desafios da atualidade, a implantação de um ambiente de ensino e aprendizagem mais rico e motivador.

Motivos para cursar especialização em Educação e Tecnologias

A seguir, confira algumas razões para começar uma pós-graduação em Educação e Tecnologias.

1. Criação de novos métodos de ensino

As novas tecnologias podem ser utilizadas para criar aulas mais dinâmicas, utilizando dispositivos como tablets, smartphones, lousas digitais e drones. Além de atrair mais a atenção dos alunos, as aulas que contemplam as tecnologias de alguma forma aumentam a participação dos alunos nas atividades propostas, facilitando, assim, o processo de aprendizagem.

Através dos dispositivos móveis, é possível levar o conhecimento para fora da sala de aula, fazendo com que os alunos façam os trabalhos de casa com mais frequência.

2. Levar a transformação digital para o ambiente escolar

Incluir a tecnologia da informação no ambiente escolar com responsabilidade e embasamento teórico deve ser uma das premissas para cursar essa especialização. A possibilidade de transformar a educação com os recursos tecnológicos disponíveis é uma função que requer muita disposição, entusiasmo e criatividade.

3. Mesclar áreas e conhecimentos

Com essa especialização, os profissionais poderão utilizar várias áreas do conhecimento para oferecer o melhor ensino aos seus alunos. Psicologia, educação e gestão são algumas das áreas estudadas nesse curso, a fim de aumentar a qualidade do mesmo e complementar as práticas adotadas pelo professor no ambiente escolar.

A utilização da tecnologia como forma de promover o ensino e a aprendizagem dos alunos e professores é primordial nas instituições de ensino de hoje. Por isso, as escolas estão cada vez mais optando por tecnologias educacionais para desenvolver melhorias nas competências e habilidades dos alunos, a fim de entender promover o desempenho escolar e pessoal de cada um.

O profissional que se especializar em Educação e Tecnologias poderá atuar em um vasto cenário mercadológico, além de poder elaborar suas aulas de acordo com conceitos, materiais e dispositivos atualizados, fazendo das aulas um ambiente mais dinâmico e interessante para todos.

Quer saber mais informações sobre a especialização em Educação e Tecnologias? Clique aqui e descubra horários, matriz curricular, valor de investimento e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui