A sua rotina mudou, e seu filho precisa mudar de horário na escola? Esse é um assunto muito polêmico para as crianças, pois essa mudança de horário vai impactar sua rotina, podendo causar muita estranheza e relutância.

Embora muitas crianças sofram com a mudança de horário escolar, essa nova rotina acaba se tornando mais complicada principalmente para aquelas que mudam do período da tarde para o período da manhã, já que elas acabam tendo que acordar mais cedo do que estão acostumadas, e o sono e a preguiça se tornam mais difíceis de conter.

Apesar de a nova rotina assustar algumas crianças, uma vez que ela traz novos hábitos, novos coleguinhas e muita coisa diferente, a mudança de horário escolar é uma questão de adaptação tanto para a criança quanto para os pais.

Para ajudar o seu filho nesse período, você pode seguir alguns passos básicos. Confira!

Crie uma semana de adaptação

Uma semana antes de voltar à escola, você pode fazer um teste com seu filho, fazendo com que ele durma mais cedo e acorde mais cedo, no horário em que vocês terão que levantar para chegar a tempo na escola

Para os alunos que iniciarão seus estudos no período da tarde, é importante entender que não haverá mais o soninho da tarde. Então, comece a introduzir algumas atividades educativas nesse período e mostre para a criança que algumas novas regras são necessárias para ela se adaptar.

Converse com a criança

Em todo e qualquer caso, o primordial é a conversa. Sente com seu filho e explique para ele sobre a mudança de horário escolar e sobre as novas atividades que ele precisará atribuir à sua rotina dentro e fora da escola. Se o sono é um problema, explique para ele que tudo o que está acontecendo é para o bem de seu futuro e mostre a importância da escola na vida dele.

Ajuste o tempo de uso de aparelhos eletrônicos 

É comum as crianças utilizarem celulares, tablets, computadores e videogames para passar horas assistindo aos seus vídeos favoritos ou jogando, mas, nesse momento, é importante colocar regras para que esse uso não se torne excessivo e atrapalhe os estudos. Além disso, é importante evitar o uso desses aparelhos antes de dormir, já que eles interferem na qualidade e quantidade do sono e, consequentemente, na saúde da criança.

Sabemos que a vida é cheia de mudanças, não só a de horário escolar. Por isso, esse é o momento para você já começar a mostrar ao seu filho que essas mudanças fazem parte da vida e que temos que nos adaptar a elas da melhor forma possível. 

Agora que você já sabe como amenizar esse processo de transição, comente quais são os métodos que você utiliza para ajudar seu filho a se adaptar a essas mudanças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui