Entenda como este novo conceito vem mudando nossa forma de consumir informação

Estamos na era dos games – e não estamos falando dos jogos de videogame ou computador! A gamificação é o conjunto de dinâmicas elaboradas (inspiradas nos jogos) para engajar as pessoas – no mercado de trabalho, na educação ou até no consumo.

Você pode estar com dificuldade de descobrir como a gamificação está presente no seu dia a dia. Vamos ajudar sua memória, listando alguns exemplos em que o conceito de jogo esteve presente em situações diferenciadas:

  • Duolingo, um aplicativo para aprender novas línguas: você ganha pontos, passa de fase, recebe troféus;
  • A Nike desenvolveu um aplicativo para envolver fãs do mundo fitness para chegar a níveis mais profissionais;
  • O Google Fit, que monitora seus passos, propõe que você atinja uma quantidade de minutos em movimento e dá “pontos” a você, para que estabeleça um ranking pessoal.

Agora você já sabe como o conceito de gamificação se aplica na atualidade, mas ele vai além. Nas escolas e no mercado de trabalho, também é comum aplicar conceitos de jogos para que os participantes se engajem na busca de resultados – seja tirar boas notas, como é no caso da aplicação no ensino, seja melhorar os resultados pessoais e do time no trabalho. Alguns aspectos são essenciais para que a gamificação seja uma boa estratégia para seu negócio:

  • Pontuação dos participantes
  • Feedback constante
  • Comunicações bidirecionais
  • Regras claras e premiações
  • Selos, adesivos e distintivos
  • Títulos aos participantes que atingirem as metas

A utilização da gamificação divide opiniões. Nas escolas, por exemplo, a estratégia é boa quando proporciona ganhos pessoais e em equipe, e no caso do mercado de trabalho, é necessário tomar cuidado para que a brincadeira não acabe prejudicando o ambiente, provocando desentendimentos desnecessários.

botao-escolas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui