Entenda como este novo conceito vem mudando nossa forma de consumir informação
Estamos na era dos games – e não estamos falando dos jogos de videogame ou computador! A gamificação é o conjunto de dinâmicas elaboradas (inspiradas nos jogos) para engajar as pessoas – no mercado de trabalho, na educação ou até no consumo.
Você pode estar com dificuldade de descobrir como a gamificação está presente no seu dia a dia. Vamos ajudar sua memória, listando alguns exemplos em que o conceito de jogo esteve presente em situações diferenciadas:
- Duolingo, um aplicativo para aprender novas línguas: você ganha pontos, passa de fase, recebe troféus;
- A Nike desenvolveu um aplicativo para envolver fãs do mundo fitness para chegar a níveis mais profissionais;
- O Google Fit, que monitora seus passos, propõe que você atinja uma quantidade de minutos em movimento e dá “pontos” a você, para que estabeleça um ranking pessoal.
Agora você já sabe como o conceito de gamificação se aplica na atualidade, mas ele vai além. Nas escolas e no mercado de trabalho, também é comum aplicar conceitos de jogos para que os participantes se engajem na busca de resultados – seja tirar boas notas, como é no caso da aplicação no ensino, seja melhorar os resultados pessoais e do time no trabalho. Alguns aspectos são essenciais para que a gamificação seja uma boa estratégia para seu negócio:
- Pontuação dos participantes
- Feedback constante
- Comunicações bidirecionais
- Regras claras e premiações
- Selos, adesivos e distintivos
- Títulos aos participantes que atingirem as metas
A utilização da gamificação divide opiniões. Nas escolas, por exemplo, a estratégia é boa quando proporciona ganhos pessoais e em equipe, e no caso do mercado de trabalho, é necessário tomar cuidado para que a brincadeira não acabe prejudicando o ambiente, provocando desentendimentos desnecessários.