É fato que o desempenho escolar das crianças melhora consideravelmente quando os pais participam da educação de seus filhos. Pais participantes do processo educativo demonstram aos filhos o quanto a educação é importante e isso se reflete na performance dos alunos. 

Todos nós possuímos dificuldade em alguma matéria ou tema e isso acontece também com as crianças. Ajudá-las nesse processo é algo que deve partir dos pais, conversando sobre o desempenho escolar de forma não agressiva e de fácil compreensão.

Quer saber como conversar com seus filhos sobre o desempenho escolar e como ajudar as crianças e jovens com os estudos? Continue a leitura!

Converse com a criança

O primeiro passo é conversar com a criança e tentar identificar o que está ocorrendo. Converse com ela de forma natural e sem pressão. Pergunte como está a escola, se ela acha alguma matéria difícil, se o professor a ajuda nos momentos em que ela tem dúvidas, se ela precisa de mais ajuda dos pais e assim por diante. Ter uma conversa franca e sincera com seu filho é algo primordial para entender o que ele está passando.

Invista em material extra

Além de acompanhar as atividades que os pequenos trazem para a casa e ajudá-los nas dúvidas e desafios, para ajudar a melhorar o desempenho escolar dos filhos, os pais podem adquirir livros de atividades para complementar o ensino escolar, além de incentivar os filhos a desenvolverem atividades extracurriculares para exercitar ainda mais a matéria que eles têm dificuldade. 

Lembre-se de que investir em material extra não significa sobrecarregar a rotina de estudos da criança ou adolescente. Essa é uma forma de complementar o que é visto no ambiente escolar, mas não é a única forma de melhorar o desempenho escolar das crianças.

Elabore um cronograma de estudos

Além disso, é possível criar um cronograma de estudos junto aos filhos para sempre monitorar e melhorar o desempenho escolar da criança. Ressaltar a importância do estudo em casa é o primeiro passo para o estabelecimento do cronograma. Crianças e jovens podem ser dispersivos, mesmo aqueles mais aplicados às lições. Sendo assim, explique claramente que estudar em casa pode ser trabalhoso, mas que trará muitas vantagens. 

O cronograma de estudos deve estar integrado à rotina do seu filho, mas sem atrapalhá-la. Anote todos os horários que fazem parte da rotina dele, considerando aulas, cursos, refeições e lazer para, assim, encontrar aquele momento que será reservado diariamente para os estudos. 

Se esse horário se encaixar com a sua rotina, melhor ainda. Caso isso seja difícil, uma dica é criar um canal de comunicação entre vocês para facilitar o acompanhamento dos estudos: que tal passar exercícios objetivos e pedir para ele enviar as respostas via mensagem de texto? Você pode conferi-las com um gabarito e passar os resultados na hora. Para ele, a tarefa será divertida, como um jogo.

Ao montar o cronograma de estudos do seu filho, cada dia da semana pode ser dedicado a uma disciplina. Se combinar com a grade de matérias da escola, melhor. Assim, ele estudará aquilo que aprendeu no mesmo dia, reforçando ainda mais o conteúdo. 

Monte o cronograma, imprima-o e fixe-o no local de estudos. Para escolher esse local, pense no ambiente mais silencioso e livre de distrações. Se muitas pessoas vivem na mesma casa, pode ser melhor que ele estude no quarto. No entanto, certifique-se de que televisões, videogames e outros aparelhos eletrônicos permaneçam desligados.

Conversar sobre desempenho escolar é importante para que a criança saiba a importância dos estudos e entenda como pode melhorar enquanto aluno, e cabe aos pais ter um momento de conversa franca e ajudar os filhos nesse processo. 

Deixe um comentário sobre como você organiza a rotina de estudos do seu filho e como isso melhorou o desempenho escolar dele.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui