A mudança, seja qual for, impacta em muitas questões de nossas vidas. E, assim como outros momentos, ao mudar os filhos de escola é necessário se preparar, tanto os filhos quanto os pais. 

Mudar de escola requer prestar atenção em procedimentos burocráticos, como as documentações e matrícula, mas requer ainda mais atenção para o lado emocional, já que a criança ou adolescente vai mudar de rotina e alguns amigos não farão mais parte do cotidiano do estudante.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e descubra como se adaptar a essas mudanças!

  1. Converse muito com seu filho 

Converse com seu filho e explique para ele que todo esse processo de mudar de escola é algo muito natural e que ele não precisa ficar assustado, pois os professores e colegas serão legais com ele, assim como acontecia na antiga escola.

  1. Incentive-o a fazer novas amizades

Fazer novas amizades é de extrema importância nesse momento. As amizades antigas não precisam ser esquecidas, mas se conectar com novas pessoas faz com que a rotina se torne mais leve e menos cansativa. Além disso, conhecer pessoas novas é fundamental para a troca de conhecimento.

  1. Ajude-o a se acostumar com o contexto escolar

Principalmente no caso de crianças muito pequenas, faça com que seu filho esteja à vontade para brincar com os amigos. Mostre a ele que é essencial participar das atividades escolares e fazer parte do grupo para que seu aprendizado seja completo.

  1. Mostre que a mudança não é ruim

Mudar de escola não é uma opção ruim. Ela mostra que, naquele momento, algumas coisas não estavam se adequando à vida do filho ou da família. Lembrando que, por diversos motivos, a mudança pode ser necessária, como no caso de mudança de cidade. 

Como em qualquer outra situação, não fique se penalizando por mudar seu filho de escola, mas mostre a ele que esse é um ponto positivo e que, por fim, há uma melhora em sua vida.

Mudar de escola requer uma série de adaptações. Por isso, todas as dicas que falamos acima são para os pais ajudarem seus filhos em um processo de mudança de escola, tornando esse momento o mais agradável possível.

Além disso, você pode aplicar essas regrinhas em todas as etapas de mudança da sua vida para minimizar o impacto em seu novo dia a dia. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude alguém que esteja passando por essa mesma situação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui