A importância da criança se sentir segura em ir à escola.

Ir à escola é fundamental para as crianças, pois lá elas serão alfabetizadas e começarão uma fase muito importante da vida, a socialização com outras crianças. Contudo, muitas vezes, nessa fase, as crianças querem ficar em casa brincando na companhia dos pais e não se sentem confortáveis em ficar longe deles.

Tudo isso acontece porque muitas crianças têm medos, como do desconhecido, de errar e até receio de não fazer amigos na escola. Afinal de contas, a escola é um mundo novo em que novas responsabilidades serão exigidas.

Mesmo que essa fase traga preocupações aos pais, esse é o momento em que os responsáveis devem se manter firmes e fazer com que seus filhos entendam a necessidade de ir à escola todos dias da semana. Para facilitar esse momento de transição e mudanças, listamos algumas dicas:

  1. Aprender habilidades novas: mostrar às crianças que, na escola, elas aprenderão lições que serão muito importantes para o futuro delas, como aprender a contar, ler, escrever e conhecer os animais e o mundo.
  2. Fazer novos amigos: os pais devem explicar às crianças que, na escola, além de todo aprendizado, elas conhecerão e terão novos amigos para brincar, estudar e crescerem juntos. As amizades são muito importantes para o ser humano desde a infância, especialmente se considerarmos que, nessa fase, começamos a ter afinidades, a querer estar junto de outras pessoas e a nos socializar.
  3. Praticar atividades: a escola serve também para fazer com que os alunos pratiquem atividades extracurriculares. Além de aprender matérias básicas como matemática, português, ciências e artes, as crianças têm contato desde cedo com aulas de ginástica, música, natação, dança, karatê, futebol e muitas outras atividades. Essa é a melhor forma de fazer a criança se motivar para ir à escola. É preciso sempre conversar com ela e explicar quão divertidas são essas atividades.
  4. Mostrar a importância do professor: O professor é a figura que acompanhará a criança na escola, por isso, é sempre importante elogiar o professor e ressaltar que ele deve ser respeitado e, acima de tudo, que a criança pode contar com esse profissional para esclarecer dúvidas ou para falar sobre assuntos que ela queira. Gostar do professor e confiar nele é fundamental para que a criança se sinta à vontade para estar na escola.
  5. Conversar com a criança sobre o aprendizado dela: perguntar ao seu filho o que aprendeu na escola é fundamental para que você o incentive a mostrar o quão valioso está sendo o tempo na escola. Além de reforçar o que aprendeu, a criança se sente cuidada e incentivada a sempre aprender mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui