A motivação de professores e alunos pode melhorar o processo de ensino e aprendizagem, com ganhos para todos os envolvidos.

Falar sobre a motivação na escola é extremamente delicado. Considerando todas as situações que professores e alunos enfrentam diariamente nas salas de aula, estar motivado a ensinar e a aprender tem sido uma tarefa difícil. Contudo, a motivação é fundamental para que haja um ensino e uma aprendizagem de qualidade.

Independentemente de classe social, a motivação, entre outros fatores, é necessária ao alcance dos objetivos escolares. Para alguns estudantes, a obrigação de passar de ano, tirar boas notas, é suficiente para mantê-los motivados nos estudos (motivação extrínseca), mas isso não acontecerá com todos os alunos. O papel do professor na motivação do aluno é fundamental, pois é ele quem poderá organizar estratégias de ensino nas quais o aluno se torne participante, em que seja protagonista. Realizando atividades, sendo o foco principal, o aluno poderá encontrar motivação para os estudos.

A motivação intrínseca também exerce um papel fundamental na vida escolar. A motivação intrínseca refere-se ao prazer na realização da tarefa, pela afinidade do aluno com ela, sem nenhum tipo de recompensa ou prêmio pela atividade realizada. No artigo Motivação intrínseca e extrínseca: diferenças no sexo e na idade, de Simone Maria Pansera, Nadia Cristina Valentini, Mariele Santayana de Souza e Adriana Berleze, publicado em 2016 na revista Psicologia Escolar e Educacional (volume 20, número 2), as autoras afirmam que “a motivação intrínseca é um importante mediador do engajamento e conquistas escolares […], potencializando o processo de aprendizagem” (p. 314).

Ao longo do tempo a vontade de aprender irá variar, por isso o professor deve estar atento a esse processo, conhecendo seus alunos e sabendo como cada um responde às estratégias de motivação. Em outras palavras, a motivação do professor para ensinar também é fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem seja bem-sucedido.

Contudo, além do professor, a motivação que vem de fora da escola também é importante para que o aluno continue motivado a estudar. A participação dos familiares na vida escolar das crianças é muito importante e não deve ser negligenciada.

botao-escolas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui