Habilidade social é a capacidade da pessoa de expressar seus desejos, opiniões e sentimentos sempre de forma adequada (que se refere ao respeito de normas e comportamentos que existem na sociedade), de acordo com o ambiente em que está inserida, seja em um contexto social ou familiar.

De modo geral, as habilidades sociais são a capacidade do ser humano de se relacionar, que vão se transformando com o tempo. Através das habilidades sociais, o ser humano sabe como agir adequadamente em cada ambiente em que está inserido. Essas habilidades devem ser desenvolvidas ainda quando crianças.

Os pais têm grande influência no desenvolvimento das habilidades sociais dos filhos, assim eles devem guiar as crianças para o que é certo e estar sempre atentos para com a falta ou excesso de alguma habilidade. Tudo isso contribuirá para a forma como a criança se comporta na escola perante a seus professores e colegas de classe e para as suas relações interpessoais ao longo da vida.

As habilidades sociais são divididas em seis categorias:

  1. assertivas: quando você sabe se manifestar com equilíbrio, sabendo reconhecer os seus erros e lidar com as críticas;
  2. comunicativas: é saber como começar uma conversa, responder a perguntas e elogiar outras pessoas;
  3. empáticas: saber como se colocar no lugar da outra pessoa para reconhecer os seus sentimentos e necessidades;
  4. de sentimento positivo: saber como ser solidário para criar vínculos de amizade;
  5. de civilidade: saber a forma de agradecer, como se apresentar e se despedir ao chegar e sair de um local;
  6. de trabalho: saber como se expressar em público, como resolver problemas, tomar decisões e gerenciar uma equipe.

Tendo em vista essas seis habilidades, começamos a entender a importância de serem desenvolvidas nas crianças. Na escola, o comportamento da criança pode ser influenciado com base nessas habilidades. Quando a criança desenvolvida a habilidade comunicativa, por exemplo, ela pode se relacionar melhor com os seus colegas; quando tem a habilidade empática, sabe se colocar no lugar de outra criança para saber como falar e se comportar.

As habilidades influenciam em todo comportamento da criança na escola e fora dela, por isso é de grande importância o desenvolvimento e o equilíbrio de todas elas para o dia a dia da criança.

Para que todas as áreas da vida sejam equilibradas, separamos algumas dicas que ajudam os pais a direcionar seus filhos e também a desenvolver sua própria habilidade:

  • saber como se expressar: é importante saber como transmitir a mensagem que você quer. Saiba que a linguagem corporal e a expressão verbal já dizem muito sobre sua postura com a sociedade;
  • não julgar: é importante que as crianças aprendam que não se deve julgar;
  • praticar a empatia: desde pequenos devemos entender a importância de se colocar no lugar de outra pessoa para entendermos como ela se sente com relação a suas atitudes, para que você possa saber como se comportar;
  • seja educado: a gentileza e a cordialidade são importantes para qualquer relação.

Habilidades sociais são características importantes de serem desenvolvidas. Comente com nós como você está desenvolvendo a sua e, ainda mais, como está ajudando o seu filho a desenvolver essas habilidades para a vida dele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui