Estudar Letras, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é se tornar apenas professor. O curso abre um leque de opções para o profissional atuar no mercado de trabalho, podendo exercer funções como revisor, escritor, tradutor, editor, entre outras.

Nesse cenário, o profissional de Letras exerce um grande papel de cunho social, que é promover a importância da língua nas situações do cotidiano da vida humana, sendo ela uma das formas de detenção de poder.

A pessoa que pretende estudar Letras precisa entender que a língua portuguesa e os outros idiomas que escolher farão parte da sua vida desde o início do curso. Estudar palavras, gramática, literatura, história e cultura são alguns dos caminhos pelos quais o estudante passará durante a faculdade.

Quer saber mais sobre essa profissão? Continue a leitura!

O curso de Letras

O curso de Letras requer 4 anos de dedicação e o aluno pode escolher entre apenas cursar licenciatura em Letras ou fazer a graduação dupla, unindo bacharelado e licenciatura em um curso simultâneo. Além disso, Letras é um curso que pode ser feito a distância em algumas faculdades, assim, você pode conciliar toda a sua rotina com os estudos.

Ao optar por esse curso, os alunos realizarão análises literárias e produções de textos, além de estudarem a história do idioma, tradução (dependendo da modalidade do curso), evolução da língua e regras gramaticais. Além disso, o aluno estudará outros temas, como semântica, fonética e fonologia, disciplinas fundamentais para entender profundamente o idioma e para que você conheça o trabalho dos maiores pesquisadores da área.

O mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional que estuda Letras está sempre em ascensão, já que a busca por conhecimento linguísticos, seja de estudantes ou profissionais, é incessante. O profissional que se forma em Letras pode trabalhar:

  1. Como professor de idiomas: alguns cursos de Letras oferecem aos alunos a licenciatura em duas línguas ao mesmo tempo, assim, você poderá dar aulas nos dois idiomas. 
  2. Como revisor, editor, redator ou tradutor de textos de cunho técnico, literário ou não literário. 
  3. Com veículos da imprensa, como sites, jornais e revistas, auxiliando nas redações e também nas relações internacionais. Os textos e artigos que são escritos, geralmente, passam por uma revisão e edição.

A importância do profissional de Letras para a sociedade

O profissional de Letras é essencial para a sociedade, já que eles são responsáveis pelo ensino de matérias fundamentais para o desenvolvimento linguístico e social das pessoas. Os professores de literatura, de língua portuguesa e de outros idiomas expandem a mente e a capacidade de pensamento dos seus alunos, ajudando-os a se expressar em diversos meios, além de produzir materiais de qualidade e de forma crítica.

A maior vantagem de quem gosta de leitura, literatura, idiomas e afins é poder cursar uma graduação que abre portas para diversos setores do mercado de trabalho. Aquela visão de que o profissional de Letras só dá aulas ainda pode estar no imaginário de muitas pessoas, mas por trás de cada livro, revista, documento oficial e até mesmo blogs de internet sempre haverá um profissional formado em Letras conduzindo ou fazendo parte dos processos de criação desses textos.

Você já pensou em fazer essa graduação? Deixe um comentário sobre o que acha desse curso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui