O terceiro ano do ensino médio é um ano decisivo para o aluno, já que é o último do ensino básico. Além disso, essa etapa também é marcada, geralmente, por decisões e preparações para o vestibular.

Assim, o aluno do famoso “terceirão” precisa considerar a criação de uma rotina sólida de estudos e a busca por conhecimento do mercado de trabalho para tomar as suas maiores decisões profissionais.

Para se preparar para o terceiro ano do ensino médio não há muito segredo. Basta seguir alguns passos que comentaremos neste post. Acompanhe!

Crie um cronograma de estudos

Se você sonha em entrar na faculdade após o terceiro ano do ensino médio, nem é preciso dizer que você precisa criar o hábito de estudar, certo? Você deve ter em mente que precisará enfrentar, além dos estudos rotineiros, uma saga de estudos para o vestibular. 

Para tudo isso acontecer de uma forma fluida e sem muito estresse, você precisa dividir o seu tempo e levar tudo isso com muita seriedade. Para criar a sua rotina de estudos, tenha em mente que tudo que é em excesso faz mal, então, além das horas de estudo na escola, reserve mais quatro horas do seu dia para se dedicar aos estudos do vestibular. Depois desse tempo, faça alguma coisa para se distrair.

Após separar as suas quatro horas extras de estudo diário, é necessário que você crie um cronograma das matérias que você vai estudar para não se perder. Separe as disciplinas que você mais tem dificuldade e trabalhe nelas através de exercícios. Você pode intercalar essas matérias mais difíceis com uma mais fácil para que possa tornar seu estudo mais leve.

Dobre a sua atenção em sala de aula

Estudar no terceiro ano do ensino médio requer que o aluno tenha uma postura diferente em sala de aula se quiser garantir a sua vaga na faculdade ou passar com uma boa nota no ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. 

A falta de atenção em sala de aula é algo que não pode existir para esse aluno, que deve evitar algumas coisas para não desviar sua atenção. Se você tem dificuldade de concentração, deve evitar sentar próximo de colegas que possam conversar com você durante a aula. Além disso, desligue o celular durante a aula e evite comer durante as aulas. Aproveite a hora do intervalo para conversar com os amigos, fazer uma refeição rápida e olhar o celular.

É imprescindível que você, quando estiver na aula, busque participar e interagir com o professor, fazendo perguntas pertinentes ao assunto que está sendo ensinado. Essa é uma forma de fixar mais o conteúdo em sua memória. Lembre-se sempre de fazer anotações sobre as matérias para poder estudar em casa.

Dica bônus: a escolha da profissão para o futuro

Estar no terceiro ano do ensino médio significa que, no próximo ano, você estará estudando em uma faculdade ou conseguirá uma posição no mercado de trabalho. Sendo assim, esse é um momento difícil de escolha para você, já que estará decidindo ali a sua profissão

Tomar essa decisão não é fácil, mas você pode começar listando tudo aquilo que gosta de fazer. Liste também as matérias que você mais tem facilidade e depois comece a pesquisar sobre as profissões que tem a ver com o que você gosta. Se ainda estiver indeciso, um teste vocacional pode ajudar você a tomar um rumo certo.

O terceiro ano do ensino médio é uma etapa muito importante para os estudantes. Leve esta etapa da vida com seriedade para poder ter um futuro brilhante em sua carreira profissional. 

E então, pronto para encarar o último ano escolar? Deixe nos comentários alguma dica que você acredite que possa ajudar outros estudantes durante essa etapa! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui