Escolher uma profissão nunca foi uma tarefa fácil. Fazer a melhor escolha requer um bom planejamento, um bom conhecimento das áreas de interesse e autoconhecimento. Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre como escolher a profissão certa para você, acompanhe estas três dicas para escolher a melhor profissão antes do vestibular. Vamos lá?

  1. Conheça você mesmo

  2. Quando falamos em escolher uma profissão, estamos falando sobre uma atividade que você provavelmente irá exercer durante um bom tempo de sua vida. Então, antes de tudo, analise o seu interior, conheça suas habilidades, os seus interesses e os seus objetivos para o futuro.

    Anote todas essas informações e tenha em mente que não convém escolher uma profissão que foge das nossas características apenas por retorno salarial, porque a universidade é mais perto ou por pressão da família, pois isso pode se tornar uma frustração no futuro.

  3. Descubra as profissões que mais se encaixam ao seu perfil

  4. Você já passou pela primeira etapa e agora está de mente limpa para começar a procurar pelas profissões que mais se encaixam ao seu perfil. Nesse momento, é normal aparecerem inúmeras dúvidas sobre qual área escolher ou até mesmo sobre modalidades de cursos.

    O bom é que você pode fazer um teste vocacional, que vai ajudar você a filtrar melhor as suas opções e, com isso, ir afunilando os cursos de seu interesse.

  5. Conheça de perto as profissões escolhidas

  6. Agora que você já listou os seus interesses e os cursos que combinam com você, é hora de partir para a pesquisa de campo, isto é, reúna o máximo de informação possível sobre essas profissões.
    Descubra o que se estuda nessas profissões (é legal procurar pela matriz curricular dos cursos em diferentes universidades), converse com profissionais da área, conheça os prós e contras dessas profissões (não se deixe levar só pelo lado positivo da profissão), converse com os seus pais (uma ajudinha é sempre bom) e, se possível, faça visitas às empresas do ramo. Conhecendo bem cada profissão, você poderá fazer a escolha certa.

    Manter-se informado sobre o mercado de trabalho é fundamental para conhecer as profissões que estão em alta, para analisar a base salarial de cada profissão e, além disso, para descobrir as novas profissões que estão surgindo.

    Com os avanços tecnológicos, além das profissões já conhecidas, é possível que você se identifique com novas profissões que serão tendência para os próximos anos.
    Não existe nenhuma receita pronta que mostre a melhor profissão, mas é certo que a resposta está em você. Compreendendo, em primeiro lugar, os seus gostos e suas habilidades, fica fácil encontrar uma profissão que mais se encaixe em seu perfil.

    Também não se deixe levar apenas pelo quesito salarial ou pelas opiniões alheias. As opiniões diferentes sobre as profissões podem ajudar você a enxergar os dois lados de cada uma, mas não devem ser tomadas como absolutas no momento de escolher a profissão certa para você.

    Com um pouco de tempo e dedicação, é possível escolher a melhor profissão para você, sem o temor de se arrepender depois. Esperamos que este artigo tenha ajudado, e se você quiser saber mais sobre este assunto, desenvolvemos outros textos com algumas dicas, é só clicar aqui.



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui