Como descobrir sua vocação profissional
Jovens e adultos querem descobrir (ou redescobrir) sua real vocação. Você sabe por onde começar?
Ser feliz no trabalho é a máxima do sucesso hoje em dia. Há muito tempo, a busca pela profissão que garante mais dinheiro, mais segurança e estabilidade era a maior procura; o resultado disso é, sem dúvida, muitas pessoas infelizes e que, apesar de profissionalmente estáveis, continuam sentindo falta de algo. A crise, então, veio agravar a situação: 12,7 milhões de pessoas estão desempregadas atualmente no Brasil e buscando uma nova forma de ganhar seu sustento, tendo de redescobrir sua vocação.
Se você é jovem e está começando a pensar no que você quer ser quando crescer, entenda: não há uma fórmula mágica para desvendar a profissão dos sonhos, mas há uma forma de escolher melhor, seja você um profissional que está procurando mudar de carreira ou um jovem adulto que pretende entrar no mercado de trabalho.
O primeiro ponto a ser considerado, é claro, são seus gostos pessoais, mas vá além: entenda que algumas coisas que você gosta de fazer atualmente não faziam parte do seu gosto há cinco anos, e muito menos poderão encantar seu coração daqui a outros cinco anos, certo?
Agora vamos ao passo a passo:
- Preste atenção na sua semana e liste todas as atividades que você faz porque gosta;
- Avalie cada uma delas e pense: de que forma isso pode se tornar uma profissão?
Dica extra: hoje em dia, qualquer atividade pode se tornar uma profissão: de jogar videogame a fazer companhia para sua avó. Aliás, elaboramos um texto bem legal sobre o profissional cuidador de idoso; clique aqui para visitar a página e ler mais.
- Faça o nosso teste vocacional e descubra qual área mais combina com você (ciências sociais, humanas, exatas ou ciências biológicas e da saúde);
- Pergunte para seus amigos ou colegas o que eles enxergam de melhor em você: suas qualidades. Muitas vezes, nós temos dificuldades em observar o que temos de bom e o que fazemos bem;
- Opte por fazer um curso mais breve sobre a profissão que você está escolhendo. Pode ser que você se identifique e já se matricule numa faculdade, por exemplo, mas você pode perceber que não era bem aquilo o que queria e o investimento feito terá sido bem menor.