Ingressar em um curso de ensino superior é uma das metas de muitas pessoas em todo início de ano. Esse sonho geralmente é algo idealizado através de muito planejamento, esforço, foco e estudos. 

Mas você sabe a data certa para fazer a matrícula? Até quando as instituições de ensino aceitam matrículas? Para responder a essas perguntas, continue a leitura!

Ingresso no início x meio do ano

Os candidatos têm a opção de ingressar em um curso superior tanto no início quanto no meio do ano, o que ajuda no melhor planejamento tanto profissional e pessoal do estudante. Os editais de ingresso dos cursos de ensino superior são liberados alguns meses antes desses períodos. Para o ingresso no início do ano, os editais são liberados entre outubro e novembro do ano anterior, e, para meio de ano, os editais são liberados entre junho e julho.

Faculdade pública x privada

A matrícula nos cursos de graduação pode ser realizada com mais facilidade e prazo estendido nas universidades privadas, pois elas não dispõem de muitos processos burocráticos como nas universidades públicas. Nas faculdades privadas, algumas formas de ingresso são:

Vestibular agendado

Os candidatos podem realizar o vestibular em datas definidas por eles de acordo com as datas disponibilizadas pela instituição. As provas são realizadas em dias e horários diversificados para que todos possam realizá-las sem pressa e com planejamento antecipado.

Ingresso com nota do Enem

Para utilizar a nota do Enem para conseguir bolsas de estudo, na maioria dos casos, é preciso apenas ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010 e não ter zerado na redação. Além disso, quanto maior for a nota, maior é o desconto.

Financiamentos  

O financiamento estudantil privado funciona como um empréstimo. O estudante contrata o financiamento, recebe o crédito para pagar a faculdade e tem um prazo para quitar a dívida.

Existem organizações financeiras especializadas em crédito universitário, empresas que normalmente possuem convênios com faculdades particulares e têm regras distintas para contratação e pagamento. Conheça dois deles:

PraValer

O financiamento estudantil pode ser usado para cursos presenciais e a distância de diversos níveis: técnicos, superiores (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) e de pós-graduação. Alunos de faculdades credenciadas têm vantagens, como juros mais baixos, e o prazo para quitar a dívida é o dobro do período financiado. Esse crédito educativo privado pode ser utilizado em conjunto com outros benefícios, como FIES, ProUni, descontos das faculdades e bolsas de estudo parciais.

CEU 

O Unianchieta possui um financiamento próprio para a realização de um curso universitário. Através do CEU (Crédito Estudantil Unianchieta), você pode estudar sem se preocupar tanto com a sua situação financeira: enquanto você estiver estudando, você paga apenas 50% do valor do seu curso, o restante é só depois de formado. Clique aqui para saber mais.

A melhor data para fechar a matrícula

Tanto para os cursos presenciais como EAD, é importante ressaltar que quanto antes realizada a matrícula, mais garantida é a vaga e ainda é possível obter bons descontos ao fechar o contrato do curso escolhido e conseguir um melhor valor na mensalidade. 

O final de ano também é uma ótima época para realizar a matrícula, pois nesse período é possível utilizar o 13º salário para quitar as primeiras mensalidades e planejar melhor os próximos meses.

Até quando fazer a matrícula

Os estudantes podem fazer matrícula até antes do início das aulas ou até quando houver vagas disponíveis para o curso escolhido, por isso é importante realizar a matrícula o quanto antes para garantir a vaga e bons descontos.

Você pôde perceber que vários fatores influenciam no momento certo de fechar a matrícula na graduação, considerando desde a quantidade de vagas no curso, a forma de ingresso, o valor e pagamento das mensalidades etc. Por isso, analise sua situação com cuidado e veja qual é o melhor momento para você. 

E então, já decidiu qual vai ser o seu curso? Conheça os cursos de graduação que o Unianchieta oferece e realize seu sonho de ingressar no ensino superior!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui