Você já terminou o seu curso de graduação e, na hora de pensar no próximo passo, fica em dúvida sobre em que se especializar e como escolher a melhor pós-graduação para garantir a sua profissão tão esperada no futuro?

Nesse caso, é importante conhecer o programa do curso, como as disciplina, carga horária e modelo de aulas, além de saber mais sobre a infraestrutura da instituição de ensino e o corpo docente do curso. Quer saber mais sobre esse assunto? Leia o texto até o final!

Os programas de pós-graduação

A pós-graduação é importante, pois ajuda o aluno a desenvolver a expertise necessária para poder atuar em uma área específica. Quem tem pós-graduação nos dias de hoje tende a se destacar no mercado de trabalho e ter uma melhor remuneração perante aos que não a cursaram, de acordo com matéria da Folha de São Paulo.

Atualmente, existem duas modalidades de pós-graduação: a lato sensu e a stricto sensu. Entenda como funciona cada uma delas e qual é a ideal para você.

Cursos lato sensu

A duração média dos cursos de pós-graduação lato sensu é de até 2 anos. Todos os cursos de MBA e especialização formam essa modalidade de pós. Para serem oferecidos, os cursos devem ser reconhecidos pelo MEC e, para cursá-los, é preciso apresentar um diploma de graduação.

Nesses casos, quando o estudante finaliza o curso, ele não recebe um diploma, mas um certificado. Além disso, essa formação não concede uma titulação acadêmica de mestre ou doutor (o profissional recebe o título de especialista em determinada área). O foco dos cursos lato sensu é qualificar os profissionais em determinadas áreas de sua formação. 

Curso stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu abrange os cursos de mestrado e doutorado. Essas especializações preparam os estudantes para carreiras acadêmica e de pesquisa. A duração desses cursos é, em média, de 4 a 5 anos e essa formação confere ao profissional o título de mestre ou doutor. 

Para essa modalidade, é necessário passar por um processo seletivo de mestrado ou doutorado que envolve provas de proficiência em língua estrangeira e provas em áreas específicas, entrevistas e análise de projeto de pesquisa.

Sabendo a diferença entre cada modalidade de pós-graduação, para escolher a melhor para você, além de pesquisar se a instituição de ensino está dentro das normas do MEC, é ideal que você vá até a universidade e avalie alguns pontos que serão essenciais para a sua formação. Confira!

Infraestrutura

Verifique a infraestrutura da universidade. Além de ver como são as salas de aula, nesse momento é importante entender se sua especialização precisará de um laboratório e quais tipos de equipamentos serão necessários. Se precisar, analise a qualidade dos equipamentos e o espaço físico do ambiente.

Matriz curricular

Muito importante para decidir seu curso, é ideal entender como é a matriz curricular do que você vai estudar. Veja se as matérias estão dentro do que você busca e como elas podem agregar conhecimento para que você trabalhe na área que deseja. Além disso, analise a carga horária, os modelos de aula do curso e os professores que compõem o corpo docente.

Além de avaliar questões estruturais, vale ressaltar que, para escolher o melhor curso de pós-graduação, você deve considerar alguns quesitos pessoais, como os listados abaixo.

Objetivos profissionais

Para escolher a melhor pós-graduação, você deve levar em consideração alguns pontos que direcionarão você para a área de atuação que quer. Nesse momento de escolha, você deve entender que um mestrado levará você para uma área voltada para o meio acadêmico, ao contrário de um MBA ou especialização, que farão com que você obtenha mais conhecimento para o mercado de trabalho.

Rotina

Para fazer uma pós-graduação, você deve levar em consideração a rotina que tem, pois terá que conciliar tudo o que já faz diariamente, como trabalhar e passar um tempo com a família, com o seu tempo de estudo. Quando falamos em estudos aqui, deve-se considerar o tempo em sala de aula e o tempo de estudo que vai precisar ter fora dela, como o tempo para os trabalhos e pesquisas que precisará desenvolver.

Depois de analisar tudo isso, poderá decidir se esse é o melhor momento e como escolher a melhor pós-graduação. Lembre-se de que esse é um compromisso com a sua carreira profissional e toda a sociedade, então faça sempre a escolha certa.

Quer conhecer alguns cursos de pós-graduação lato sensu? Veja os cursos que o Unianchieta oferece e comece a planejar a sua pós-graduação.  

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui