Para este ano, o Enem já conta com mais de 6 milhões de estudantes inscritos. As provas acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação que mede o desempenho do estudante após o término da educação básica. A avaliação também tem como objetivo ser critério para a seleção dos estudantes que querem concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e funciona como complemento ou substituto do vestibular para se concorrer ao ingresso em mais de 500 universidades em todo Brasil.

O aluno que participa dessa prova é submetido a dois tipos de avaliação, uma delas é a prova de múltipla escolha e a outra, a famosa redação.

A redação costuma ser o maior desafio para os alunos. Mas fique tranquilo. É só seguir a dicas de como se preparar para a redação do Enem que já mostramos aqui. Além dessas dicas, apresentamos neste novo artigo as 5 competências exigidas na redação do Enem para você se preparar.

Em geral, as redações do Enem são avaliadas de acordo com um modelo padronizado de critérios. Analisa-se se o texto se enquadra naquilo que foi proposto. Anote aí:

  1. Mostrar domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  2. Mostrar compreensão da proposta da redação e aplicar conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver um texto de acordo com o tema e nos limites da estrutura textual exigida;
  3. Fazer uma seleção de ideias e relacioná-las de modo a organizar as informações e opiniões do texto, conseguindo expor seu ponto de vista;
  4. Mostrar domínio dos mecanismos da linguagem para construir seus argumentos;
  5. Apresentar uma proposta de intervenção para o assunto do texto, respeitando sempre os direitos humanos.

Cada um dos critérios apresentados acima tem uma pontuação que varia entre 0 e 200 pontos. Para evitar opiniões pessoais do examinador, cada uma dessas competências abrange níveis de características predefinidos.

Para que fique claro como explorar cada um dos critérios e ter sucesso na hora da redação do Enem, vamos explicar um pouco sobre cada competência:

  1. Domínio da norma padrão língua portuguesa: a norma padrão da língua portuguesa deve ser utilizada na redação do Enem. A linguagem ensinada nas escolas deve ser lembrada nesse momento. Claro que você não precisa usar palavras que não conhece, pois isso pode lhe prejudicar, mas evite usar expressões casuais e gírias e tome muito cuidado com erros de português. Lembre-se da conjugação verbal, da pontuação, do plural e de outros aspectos relacionados às regras.
  2. Compreender a proposta da redação: essa competência avalia a capacidade de leitura e interpretação do estudante. Para ir bem nesse quesito, leia com atenção o tema proposto e os textos de base/referência e obedeça às ordens ali pedidas.
  3. Selecionar ideias e expor seu ponto de vista: essa competência avalia a capacidade do candidato de selecionar ideias e apresentá-las coerentemente. Isso tudo faz parte do julgamento da veracidade dos fatos apresentados e da qualidade da linha de raciocínio. Em cada parágrafo, você deve desenvolver e justificar as suas ideias sobre o tema. A sua redação precisa ter introdução, desenvolvimento e uma conclusão interligadas para chegar aos 200 pontos desta competência.
  4. Dominar o gênero textual: o texto deve ser escrito no gênero dissertativo-argumentativo. O objetivo dessa competência é analisar se o candidato é capaz de articular bem as suas ideias e fazer um texto argumentativo convincente, considerando a estrutura do texto.
  5. Apresentar uma proposta de intervenção: ter uma boa proposta de intervenção já vale 200 pontos na nota final da sua redação. Invista o tempo necessário nesse quesito para conseguir a nota máxima. O objetivo aqui não é resolver todos os problemas do mundo, mas garantir que o candidato saiba como sugerir um caminho de solução para o problema apresentado. Lembre-se de que você não pode desrespeitar os Direitos Humanos, envolver situações violentas ou desrespeitar a vida, caso contrário, a sua redação será zerada.

É importante se esforçar para ir bem tanto na redação quanto na prova de múltipla escolha. No Centro Universitário Padre Anchieta, o aluno que realizar o Enem e desejar ingressar na graduação pode concorrer a bolsas de até 100% de desconto nas mensalidades. Preparados para estudar e começar em breve seu curso superior?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui