Realizar provas e mais provas de vestibulares é o primeiro passo para ingressar na faculdade em 2020. Mas além de estudar e se dedicar às provas, os estudantes devem levar em consideração alguns itens na hora de escolher a universidade na qual vão estudar nos próximos anos. 

Mas como escolher um centro universitário de qualidade e confiança? Quer saber o que levar em consideração quando for escolher uma instituição de ensino superior? Continue a leitura!

Confira a pontuação da instituição no MEC

O primeiro ponto a ser analisado é a qualidade do ensino oferecido pela instituição. A forma de avaliar esse ponto é conferindo a nota dada pelo MEC (Ministério da Educação) à instituição e ao curso de graduação escolhido. 

Essa nota consiste em uma avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação. Dependendo do resultado, uma faculdade, centro universitário ou universidade podem ter cursos desativados ou ser impedidas de abrir novas vagas.

Por isso, essa nota se torna uma referência para os estudantes identificarem as instituições de ensino superior que estão com mais condições de oferecer uma formação acadêmica de alto nível.

Observe a infraestrutura da instituição

Após verificar a nota do MEC, é importante conhecer a infraestrutura que a instituição de ensino oferece. O indicado é visitar a universidade, conhecer as salas de aulas, laboratórios, secretaria, biblioteca, dentre outros espaços. Procure também se informar sobre lanchonetes, pontos de ônibus e fretado, estacionamento, porta-objetos e vestiários. Pergunte a outros alunos sobre as instalações e como é o funcionamento no dia a dia.

Avalie os programas de graduação e pós-graduação

Outro ponto a ser avaliado são os programas de graduação e pós-graduação oferecidos. Veja se os mesmos são amplos e oferecem oportunidades para todos de forma igualitária. Conheça os cursos, os eventos promovidos por cada curso, as possibilidades de atuação científica, etc.   

Veja se a IES promove projetos sociais

A universidade deve ser um meio ativo na comunidade em que está inserida. Promover a troca de serviços e oportunidades e devolver para a comunidade um retorno positivo sobre suas ações é um dever da instituição de ensino. Pesquise no site e nas redes sociais da faculdade quais são os projetos desenvolvidos em parceria com centros comunitários, associações ou prefeituras.

Antes de escolher a universidade ideal, avalie com cuidado todos os itens citados anteriormente e aqueles que você julga serem importantes para você. Lembre-se de que a faculdade é algo muito importante e que é através dela que você moldará seu futuro.

O Unianchieta, por exemplo, é um centro universitário completo. Possui um bom desempenho no MEC, oferece ótimos serviços à população (Núcleo de Prática Jurídica, Núcleo de Empregabilidade, Centro de Psicologia Aplicada, Clínica da Saúde) e aos alunos matriculados. O acervo de sua biblioteca é bem vasto e oferece aos alunos uma ótima experiência universitária em seus cursos de graduação e pós-graduação. 

Se você é veterano, deixe um comentário citando como escolheu sua faculdade e você, novato, faça suas perguntas e aproveite o espaço para tirar dúvidas! 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui