Utilize o método da Roda da Vida para orientar seus planos
 
Planejamento é o ato de antecipar os passos que se pretende dar para obter sucesso em determinado objetivo. Mas o que diferencia sonhos, metas, planos, objetivos e apenas intenções? Todos os dias temos diversas intenções (aquela vontade de ser um pouco mais saudável, de falar inglês, de fazer uma nova faculdade). Mas o que realmente se transforma em um objetivo que será planejado e realizado? Neste post, você aprenderá o conceito Roda da Vida e como aplicá-lo na realização das suas metas.
 
Como funciona a Roda da Vida
 
O conceito é bem simples: todas as áreas da sua vida constituem partes de um círculo, conforme se pode observar na ilustração abaixo. O primeiro passo é refletir sobre cada aspecto de sua vida e pontuá-lo de 0 a 10, conforme seu grau de satisfação nessa área.

foto-bom-planejamento-pessoal-2

Fonte: https://www.sbcoaching.com.br/blog/colaboradores/roda-da-vida/

Considere este exemplo: uma pessoa que está investindo boa parte de seus recursos financeiros em uma faculdade não necessariamente precisa dar uma nota baixa para esse aspecto da sua vida, pois uma eventual limitação dos recursos se deve à realização de um propósito maior e importante. Da mesma forma, o tempo dedicado aos estudos limita a vida social, aspecto em que pode haver insatisfação. Isso mostra que a concentração de esforços em um aspecto pode desfavorecer outros, ou seja, as escolhas que você faz têm o poder de elevar sua satisfação em alguns aspectos e diminuí-la em outros.

O segundo passo é observar os pontos que mais precisam de atenção (aqueles que receberam notas baixas); você precisará avaliar qual deles precisa priorizar. Por exemplo, se você trabalhou muito, por muitos anos, de modo a prejudicar a sua saúde, talvez seja hora de priorizá-la. Assim, você escolherá três tarefas que realizará (uma por mês) em cada área que precisa melhorar.

Uma dica: anote, durante um dia, todas as intenções e desejos que você teve. No final do dia, avalie esses desejos e intenções. Encontre a área em que cada um deles se encaixa, e aquela área que for mais recorrente pode ser justamente a que você precisa priorizar na sua vida.

Conte aqui nos comentários: o que é que você deseja fazer ainda neste ano?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui