O termo é popular, mas você sabe o que são leads e como utilizá-los?
No marketing digital, há muitos termos que aparecem e se atualizam com frequência, fazendo com que nós, consumidores ou profissionais, também nos atualizemos. Um dos assuntos mais discutidos por profissionais e estudantes da área é o funil de vendas e, por consequência, o lead.
Mas o que significa lead?
Lead se refere a um potencial consumidor que, no futuro, poderá se tornar um cliente fiel de uma empresa. Trata-se de um consumidor que procura por um determinado produto e serviço no universo on-line e encontra uma determinada empresa. É nesse momento que o dono do negócio deve estar apto para capturar esse potencial lead e transformá-lo em um lead qualificado.
Lead qualificado?
Um lead qualificado se diferencia do lead comum. Quando um lead qualificado entra em contato com a empresa, ele deixa dados e informações de contato, como nome completo, e-mail e telefone. Com esses dados, é possível se aproximar mais desse lead e fidelizá-lo para que sempre compre os produtos da empresa ou utilize seus serviços.
Geralmente, as empresas capturam esse lead qualificado por meio de materiais para download, como e-books, cartilhas, checklists, ou assinatura de newsletter. Os leads que realizam o processo de download de algum material, por exemplo, já possuem um maior interesse na empresa escolhida e desejam saber mais sobre ele.
Por que os leads são importantes para o seu negócio?
Se o lead é um contato promissor, ele tem grandes chances de se tornar um cliente fiel da empresa, o que é positivo. Para tanto, é preciso saber como capturá-lo, identificá-lo e nutri-lo, elementos importantíssimos a serem investigados pelo setor de marketing da empresa. Afinal, a fidelização de um lead colabora para o aumento de vendas.
As vantagens de trabalhar com uma estratégia de captura de Leads são várias. Algumas delas são:
- Atrai e cria relacionamento com potenciais clientes;
- Encurta o ciclo de vendas através da orientação;
- Permite melhorar a eficiência da equipe de vendas, gerando assim mais resultados;
- Aumenta as chances de retenção e fidelização de clientes após uma compra;
- Aumenta a visibilidade da empresa por intermédio de uma busca orgânica que facilita o processo do cliente potencial encontrá-la;
- Aumenta as chances de indicação por clientes satisfeitos por meio do famoso “boca a boca”;
- Permite que a empresa tenha métricas oficiais dos resultados e faça um melhor planejamento de engajamento;
- Permite que se perceba quais pontos devem ser melhorados em relação ao marketing digital e ao relacionamento com os clientes.
Como nutrir um lead qualificado?
Depois que o cliente assinou a newsletter da empresa ou baixou e-book dela, por exemplo, ele se transformou em um lead qualificado, mas não basta tê-lo no banco de dados e deixá-lo sem informação relevante depois disso.
Para nutrir um lead qualificado, é crucial fazê-lo admirar a empresa, indicá-la para outras pessoas e, por fim, adquirir seu produto ou serviço. Trata-se do caminho entre um lead e a venda propriamente efetivada.
Com o propósito de nutrir o lead qualificado, você deve enviar uma série de e-mails referente ao tema pelo qual ele demonstrou. O conteúdo desses e-mails tem o objetivo de detalhar o produto ou o serviço, o que pode colaborar para manter o interesse desse lead. Contudo, deve-se ter cuidado para não enviar e-mails em excesso e perder uma oportunidade de venda e fidelização.
De fato, a captação de leads é muito importante para o crescimento da empresa no mercado, pois, com leads qualificados, nutridos e fidelizados, a empresa ganha uma enorme vantagem em relação aos concorrentes que não utilizam essa estratégia de marketing digital. Um lead fidelizado trará à empresa compras frequentes, acessos regulares ao site dela (aumentando assim o engajamento), divulgação gratuita do produto e/ou serviço a outros targets com os mesmos interesses e lembrança de marca.
O funil de vendas é uma excelente estratégia para a nutrição dos leads, que de fato funciona. Vi isso em seu texto, que aliás está muito bem explicado e com dicas interessantes.
Parabéns pelo ótimo conteúdo!