Nem sempre é.

No geral, para ser um cliente basta escolher algum produto de determinada marca e comprar, certo? Ainda melhor se, após a compra, houver a criação de um vínculo entre comprador e fornecedor, se as necessidades do cliente forem supridas com o produto adquirido e se ele ainda indicar a marca a outros possíveis clientes. Isso simboliza o cliente perfeito!

Mas como esses clientes chegam a essa fase? E quando dá errado? O produto adquirido realmente era o que o cliente esperava? Indo na contramão do que muitos acreditam, a culpa da insatisfação, muitas vezes, pode ser do próprio cliente.

Mais difícil do que vender é entender o lugar de cliente e perceber os obstáculos que precisam ser ultrapassados no momento de escolher o que e quando comprar. Isso porque a frustração de uma compra que não teve sucesso é maior que a de uma venda que não aconteceu. E essa “ineficiência de compra” acontece porque os clientes enfrentam incertezas e desafios.

É aí que a comunicação entre fornecedor e cliente deve ser priorizada, evitando problemas agora e no futuro.

Riscos e prejuízos

Um problema de vendas não é apenas culpa do fornecedor. Se o cliente não souber expressar suas dúvidas, incertezas e expectativas relativas ao produto, o risco de prejuízo é grande. Não só prejuízo financeiro, mas a própria expectativa que é lançada sob o produto pode ir lá para baixo. Por isso, para se sentir confortável o cliente precisa saber que o fornecedor entende as suas necessidades. Mas a chave da venda é garantir essa interação entre cliente e fornecedor.

Antes de vender o seu produto, o fornecedor que tentar compreender junto com o cliente os problemas por trás da compra é aquele que se destacará e garantirá a venda. Uma rápida conversa pode apontar alguns resquícios desse problema. Mas não para por aí.

Os desafios do cliente

Enquanto vendedores precisam fechar as vendas de um dia, o cliente, por outro lado, precisa lidar com o desafio de decidir entre o que e quando comprar e, para isso nem sempre sabe como expressar se o que ele quer é o que realmente precisa no momento.

Cada cliente é único, e é a colaboração entre cliente e fornecedor que garantirá a efetividade da venda, a satisfação de ambas as partes e a prospecção de futuros consumidores da marca.

Sendo assim, a dança da compra e venda deve ser acompanhada em um ritmo compassado pela dupla fornecedor e cliente, garantindo a ambas as partes uma boa relação. Por isso, se você é o cliente, ao invés de se frustrar com uma compra malsucedida, vale a pena considerar se você soube se expressar e superar os obstáculos desse processo.

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