Dicas para se preparar e não sofrer com este momento.

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra “feedback” significa retorno da informação ou do processo; obtenção de uma resposta.  É uma troca, um retorno sobre algo, um diálogo a fim de obter uma solução.

Muitas empresas fornecem feedbacks semanais ou mensais a seus colaboradores para analisar e avaliar o trabalho e resolver pequenos problemas. Essa é uma forma interessante de deixar que o colaborador saiba quais são seus erros e acertos quanto ao trabalho.

Contudo, muitas pessoas não recebem o feedback de forma positiva, pois têm medo de serem criticadas, mal avaliadas e de se sentirem em uma situação constrangedora e diminutiva. Para solucionar amenizar estas sensações, antes de receber o feedback, é importante que o funcionário analise a própria personalidade e o trabalho que vem desenvolvendo, além de levantar mentalmente alguns dos assuntos que poderão ser debatidos na conversa, assim se sentirá mais confiante e preparado.

Algumas dicas importantes para se preparar para um feedback são:

Receba as críticas e as absorva

Quando recebemos uma crítica, é normal nos sentirmos indignados, bravos e até mesmo tristes. O importante é absorver o que foi falado de maneira positiva e tratar como algo a ser melhorado. Anote o que foi dito e peça ajuda ao seu líder para melhorar. Não receba o feedback como se fosse uma crítica pessoal e continue a trabalhar da mesma forma, lembrando-se sempre que deve aperfeiçoar o que lhe foi dito.

Não tenha medo

Conversar com seu líder não deve causar medo em você. Porém, em uma situação na qual você está sendo avaliado, isso pode causar um certo pavor. E para não demonstrar isso na hora da conversa, se comporte de forma natural, mantenha a postura, escute com cuidado, mas também seja você mesmo. Assim ficará mais fácil o desenrolar da conversa.

Faça uma autoavaliação

Reflita sobre a forma como você vem trabalhando e se comportando ao longo do seu dia. Certamente, um feedback não é feito só de críticas positivas, principalmente se você já encontrou alguns pontos a serem melhorados. Mantenha a calma durante a sessão de feedback e esteja aberto a ouvir.

Por fim, entenda que o feedback é um momento benéfico oferecido pela empresa e pelos líderes. Esse momento de troca de informações, sentimentos e de conversa frente a frente com seus superiores é muito importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ouça e guarde como crítica positiva tudo o que foi dito e tente sempre melhorar seu trabalho e seu relacionamento interpessoal para o próximo feedback.

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