Como o excesso de trabalho pode desencadear frustrações e desmotivação
Há alguns anos, vemos com frequência relatos de profissionais depressivos, que se sentem mal ou que estão doentes por conta da sobrecarga de trabalho e de estresse causado pela quantidade de tarefas.
Essa condição pode atingir qualquer profissional, porém aqueles que são mais ambiciosos, perfeccionistas, com necessidade constante de reconhecimento e que substituem a vida social pelo trabalho são mais propensos a sofrerem danos que vão desde a frustração até uma doença psíquica.
Em entrevista à Folha de São Paulo, Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR (International Stress Management Association) afirma que “o estresse afeta o sistema imunitário e é cumulativo. Não é incomum que uma pessoa desenvolva câncer ou sofra ataque cardíaco até 24 meses depois de um evento traumático”.
Além de causar danos físicos e psicológicos aos profissionais, as empresas também têm baixas por conta do estado dos colaboradores. Os prejuízos da baixa produtividade causada pela exaustão chegam a 3,5% do PIB do Brasil, de acordo com cálculos da Isma de 2015.
O excesso de trabalho pode surgir de uma hora para outra e surpreender os colaboradores. Nessa circunstância, é normal que o colaborador se sinta frustrado e desmotivado em função da quantidade excessiva de trabalho. Pensamentos como “não vou dar conta”, “está sobrando tudo para mim”, “ninguém me ajuda” ou até mesmo ideias negativas e pejorativas podem surgir nesse período. Nessa fase, é importante manter a calma, verificar o que é prioridade dentre os trabalhos pendentes, conversar com os líderes e planejar como será executada a demanda.
Vale lembrar que o excesso de trabalho não deve ser frequente para que não haja prejuízos ao funcionário. Caso essa situação seja constante, o melhor caminho é conversar francamente com os superiores sobre os malefícios que essa situação causa tanto para o colaborador quanto para a empresa. Também é importante conversar com alguém próximo para dividir as emoções, as dúvidas e os pensamentos. Se for o caso, é desejável que se consulte um médico.
Todos passamos por momentos difíceis em algum momento da vida profissional, mas é importante sempre refletir sobre o porquê de aquilo acontecer e sobre como corrigir as falhas. Para repor as energias e lidar melhor com as tarefas, é recomendável ter momentos de descanso, de lazer e diversão.
Também é importante que os líderes de empresas tenham em vista os limites físicos e psíquicos dos funcionários. Além disso, devem tratar os colaboradores com o devido respeito e serem parceiros do funcionário, oferecendo-lhe o suporte necessário para que realize suas tarefas com conforto e segurança, pois isto também é essencial para o desenvolvimento da empresa. Quando todos trabalham juntos e com um único objetivo, tudo flui da melhor forma e ambos os lados saem ganhando.
Para encerrar nossa reflexão, queremos saber o que você pensa sobre o tema. Você já sofreu com sobrecarga de trabalho? O que fez para melhorar e sair dessa situação? Comente a sua experiência nos comentários.