O Enem 2019 está chegando, e os candidatos matriculados começam a ficar ansiosos para a prova.

O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos. São quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha (com cinco alternativas de resposta) e uma redação em língua portuguesa.

As áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares que serão avaliados são:

Primeiro domingo (dia 3 de novembro)

Redação, prova objetiva de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. E prova objetiva de Ciências Humanas e suas Tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia.

Segundo domingo (dia 10 de novembro)

Prova objetiva de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: química, física e biologia e prova objetiva de Matemática e suas Tecnologias.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela organização do Enem, as provas deste ano já estão prontas e foram impressas em julho. Uma novidade para o processo seletivo é que no final do caderno de questões haverá um espaço destinado para rascunho da redação (pautado) e para cálculos.

Para os dias de provas é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição, além de ser obrigatório levar documento oficial de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e serão fechados às 13h. O tempo de prova começa a ser contado às 13h30. O primeiro dia do exame termina às 19h e o segundo, às 18h30 (horário de Brasília). Nos últimos anos, o Enem se tornou o maior vestibular do país.

A edição de 2019 tem 5.095.308 de inscrições confirmadas. As provas do Enem têm conteúdo amplo e trabalham interdisciplinaridade e contextualização nas áreas de conhecimento.

Para os dias de prova é importante estar relaxado, ter uma boa noite de sono (no dia anterior) e estar bem alimentado. Não estude no dia anterior à prove e mantenha-se concentrado nas perguntas e na redação.

Antes de começar a prova:

  • Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, lacre-o e guarde-o embaixo da sua cadeira até terminar a prova.
  • Confira seus dados no cartão-resposta/folha de redação.
  • Confira seus dados na ficha de coleta de dado biométrico. Aguarde a autorização e o auxílio do aplicador para fazer a coleta.
  • Destaque, com muito cuidado, o cartão-resposta, a folha de redação e a folha de rascunho do caderno de questões. Eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

Enquanto faz a prova:

  • Na Prova de Língua Estrangeira, não é permitido trocar a opção (Inglês ou Espanhol) que você escolheu na hora da inscrição.
  • Lembre-se de tudo o que pode fazer você zerar na redação, como:
  • Fugir do tema proposto;
  • Escrita com letra ilegível;
  • Não atender à proposta pedida;
  • Entregar a folha de redação em branco;
  • Escrever só sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;
  • Escrever predominante ou integralmente em língua estrangeira;
  • Usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
  • Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo;
  • Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação.

Mantenha a calma, leia e releia as questões e crie gatilhos mentais para lembrar as matérias estudadas. Lembre-se: o que você aprendeu não será apagado de sua memória, então concentre-se e boa prova!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui