Com o uso mais frequente da internet e o fácil acesso a informações e dados, algumas pessoas começaram a sofrer uma espécie de bullying virtual. O uso constante das redes sociais precisa ser monitorado, principalmente quando o assunto são as crianças e adolescentes, já que, nas redes, as pessoas reproduzem comportamentos inadequados, como assediar uma pessoa, praticar preconceito, insultar ou culpar alguém, sem pensar que há punição para esses comportamentos.

 

O cyberbullying pode ser feito de forma individual ou por um grupo de pessoas mal-intencionadas e a diferença dele para o bullying é que o primeiro é executado através de celular, computador ou tablet, tornando-se mais frequente, pois os agressores se mantêm anônimos e nunca “enfrentam” as pessoas cara a cara.

 

A palavra bullying vem do inglês e é uma expressão usada com o sentido de “amedrontar” ou “intimidar”, já que o termo bully é uma espécie de gíria correspondente a palavra valentão em português. A expressão cyberbullying, no entanto, é mais recente. Ela passou a ser usada com os avanços da tecnologia, quando os celulares e a internet ficaram ao alcance de todos.

 

A semelhança entre o bullying e o cyberbullying é o objetivo do agressor. Geralmente eles desejam ridicularizar e excluir a vítima da agressão de determinados ambientes. Para conseguir isso, essas pessoas podem se utilizar até mesmo de mentiras, chegando a espalhar boatos nas redes sociais.

 

Um ponto que diferencia e agrava o problema do cyberbullying é que os constrangimentos feitos de maneira on-line são permanentes. Isso acontece porque uma vez que qualquer informação é colocada na rede mundial de computadores ela pode ser replicada e dificilmente será excluída por completo.

 

Tipos de bullying

Existem seis tipos principais de bullying. Eles são separados de acordo com o método usado para causar constrangimento. Esses métodos podem ser morais ou até mesmo físicos. Os principais tipos de bullying são: virtual, físicos, psicológico, verbal, moral e social.

O ponto em comum entre todos os casos é o uso de violência física, psicológica ou moral recorrente. Sendo que, na maioria dos casos, a vítima apresenta um comportamento ou características tidas como diferentes pela maioria. Portanto, acaba sendo excluída e ridicularizada.

O que deve ser feito quando for vítima de cyberbullying?

Quando alguém descobre ser vítima de cyberbullying, é importante saber que está sendo vítima de um tipo de violência, portanto é crime e o responsável por essas ações é passível de punições previstas em lei.

Sendo assim, o primeiro passo deve ser juntar todo o material que pode servir de prova. Sendo assim, é necessário ter em mãos todo o conteúdo ofensivo que foi encontrado.

Um outro passo importante é procurar um Cartório de Notas para solicitar uma Ata Notarial. Esse documento serve como prova de que as informações foram publicadas na internet, mesmo no caso elas venham a ser excluídas pelos agressores.

Em seguida, é preciso procurar uma delegacia com todos os materiais citados acima para abrir um boletim de ocorrência. Essas ofensas podem ser enquadradas em diversos outros crimes, como nos casos enquadrados na lei Maria da Penha quando a violência é dirigida a uma mulher.

Uma outra opção viável é contratar um advogado particular para agilizar o processo. Nesse caso, o advogado é indicado quando a vítima conhece a identidade dos agressores, gerando um processo.

Para evitar o crescente percentual de cyberbullying com crianças, é importante que os pais e responsáveis se atentem à navegação dos filhos nas redes sociais. Ao contrário da modalidade física, esse tipo de violência acontece geralmente fora do alcance da escola. Portanto, cabe aos pais a responsabilidade de fiscalizar o que os filhos fazem na internet.

Para isso, é possível seguir algumas dicas, como instruir as crianças e jovens a não aceitarem convites de estranhos. Isso porque essas pessoas podem roubar informações pessoais e usar como forma de constranger a vítima.

Também é importante ensinar que os pais devem ser comunicados imediatamente caso recebam algum comentário ofensivo. Evitar também expor fotos e vídeos pessoais na internet.

Por fim, é importante sempre fiscalizar os sites acessados e monitorar o conteúdo visto on-line. Também é importante deixar claro que os responsáveis pela violência serão responsabilizados na justiça.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui