Através das histórias que contamos para as crianças e que, como adultos, ouvimos, é que adquirimos conhecimentos, valores, criamos fantasias, memórias afetivas e também aprendemos a lidar com situações da vida. As histórias de contos de fadas, quando contadas para as crianças, são o meio de recriações de imagens através das palavras que elas vão ouvindo.

Quando os pequenos ouvem histórias estão mais sensíveis a criar em suas mentes imagens e situações diferentes, pois elas vivem em seus mundinhos onde a imagem e o pensamento têm grande influência sobre elas.

Os contos de fadas, durante os 7 primeiros anos de vida da criança, são importantes para fazer com que ela se familiarizar com o pensamento abstrato. O que acontece é que a formação de imagens para a criança é a forma como ela se aproxima do mundo. Esse é um processo gradual que vai sendo aprendido e aperfeiçoado ao longo da vida.

Todas essas imagens criadas nas mentes das crianças fazem com que elas cresçam com valores e princípios e entendam o mundo como ele é, aprendendo também a lidar com diversas situações na vida real. É através disso que a criança começa a entender o mundo e a ter contato com tudo que nele acontece.

Os contos de fadas também são importantes para começar a demonstrar para a criança como ela pode lidar com as dificuldades em seu dia a dia. Quando há na história uma rivalidade entre irmãos, o sentimento de inveja, medo de enfrentar algum obstáculo, a relação entre o personagem e os pais e vários outros sentimentos que são demonstrados no conto de fadas fazem com que a criança reflita sobre como agir nas situações de sua vida.

Através dessas histórias as crianças identificam as suas fases de vida e aprendem a como agir quando estiverem com medo de alguma coisa ou mesmo quando estiverem nas relações difíceis com seus pais.

Por isso, é importante que os pais estimulem de forma natural a criança a ouvir os contos de fadas, além de estimularem também a leitura quando as crianças já souberem ler. É uma relação entre pais e filhos muito valiosa e que traz muitos benefícios para ambos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui