Uma das grandes preocupações dos pais quando a criança começa a estudar é sobre como ela vai se alimentar fora de casa. Muitos pais acabam preparando a lancheira dos filhos com opções que às vezes parecem saudáveis, mas não são.

Uma das alternativas adotadas pelo Colégio Anchieta foi oferecer na cantina da escola um cardápio mensal recheado com diversas opções saudáveis. Os próprios pais podem acompanhar o cardápio mensal, que é preparado por especialistas, garantindo a alimentação saudável das crianças. Assim, mesmo que a criança não leve seu lanche de casa, ela poderá ter sempre uma opção saudável oferecida pela cantina.

Para os pais que montam a lancheira dos filhos em casa, é importante balancear nutrientes e fontes de energia. Deve-se evitar salgadinhos, balas, refrigerantes e sucos com maior concentração de açúcar, bolos recheados, chocolates, frituras, isotônicos e biscoitos recheados.

Abaixo, temos um infográfico do Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, que informa como deve ser a composição da lancheira das crianças:

A alimentação durante a infância cria hábitos para a vida inteira. Por essa razão, incentivar o consumo de alimentos naturais e saudáveis é dever dos pais para que a criança não desenvolva problemas de saúde relacionamos à má alimentação, como a obesidade.

Sendo assim, os alimentos regionais e produtos básicos, in natura ou minimamente processados, tendo as frutas como uma das principais opções, são excelentes fontes de vitaminas e minerais. Os legumes e verduras também podem ser adicionados à lancheira de forma divertida com variedade de cores e sabores, como a cenoura, beterraba, tomate, alface, entre outros, tornando esse processo de escolha dinâmico e divertido. Prefira sempre as frutas, verduras e legumes da estação para compor a lancheira dos pequenos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui