Estar presente na vida dos filhos é importante e necessário, porém alguns pais acabam abicando desse tempo preciso, seja pela rotina atarefada do dia a dia ou por outras questões, e acabam transferindo as suas responsabilidades para os profissionais da educação. Quem educa uma criança e tem responsabilidade por isso são os pais. Os professores incluem aprendizados de conceitos e temas do cotidiano e desenvolvem as habilidades dos pequenos. Sendo assim, é importante que os pais entendam o seu papel e a função dos professores e da escola na vida da criança.

Com a correria do dia a dia e com o acúmulo de responsabilidades e tarefas, alguns pais estão se afastando do ambiente escolar dos filhos, o que prejudica a relação e comunicação entre pais, professores e alunos. Frequentar a escola dos filhos, participar de reuniões escolares e eventos comemorativos faz parte dos deveres dos pais. Sendo ativo e presente, os pais podem criar laços mais próximos com os professores, desenvolver um bom relacionamento com outros pais, discutir pontos a serem melhorados e conhecer de perto o ambiente que o filho frequenta.

Sem contar que, frequentando regularmente a escola, é possível verificar as condições físicas do ambiente, conhecer os demais profissionais que atuam diariamente na escola e avaliar se aquele ambiente é o mais adequado para a criança e se atende às necessidades procuradas.

Quando os pais se ausentam e não procuram se informar sobre o desenvolvimento dos filhos na escola, isso se torna um grande problema. Como dissemos anteriormente, é necessário estar próximo, entender o que está acontecendo com as crianças e complementar os ensinos dos pequenos. Sem contar que, quando os pais têm baixa frequência na escola dos filhos, eles podem se sentir abandonados, desmotivados a aprender e sem amparo escolar.

Um dos motivos mais citados pelos pais que não frequentam a escola de seus filhos é a falta de tempo e os horários que as escolas agendam as atividades. Porém, muitas escolas oferecem conversas particulares com os pais a fim de estreitar as relações e criar mais proximidade. A escola, em contrapartida, deve estimular os pais a frequentarem o ambiente e participar dos encontros.

De acordo com Simoni Silva, especializada em orientação psicológica educacional, a escola deve buscar estabelecer um diálogo contínuo com os pais, por meio de encontros nos quais a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos sejam discutidos. A aproximação da escola com a família ajuda a motivar mais o aluno e traz mais segurança e confiança para todos. Os professores devem também sempre passar lição de casa para os alunos, pois, além da lição de casa ser importante para a fixação do conteúdo visto em sala de aula, ela também pode promover a interação dos pais com a vida escolar dos filhos no dia a dia.

Percebe-se que há problemas de comunicação, principalmente por parte dos pais, pois sempre encontram brechas para justificar sua ausência. Todos sabemos que há imprevistos e que o dia a dia é bem corrido e cansativo para todos, mas os pais devem se lembrar da importância de comparecer à escola na vida do filho e em como isso interfere no seu desenvolvimento pessoal.

Assim como se agenda tarefas, reuniões e afazeres domésticos, a presença escolar deve estar na lista de prioridades dos pais. Acima de tudo, eles devem ter consciência da importância de participar ativamente da vida escolar dos filhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui