Como escolher o esporte certo para o seu filho

O esporte é fundamental para a vida do ser humano. Segundo o British Journal of Sports Medicine, “praticar exercícios físicos na infância e na adolescência é muito benéfico para a saúde do corpo e da mente. É nessa fase que crianças e adolescentes guardam estes conceitos na memória muscular e cerebral”.

Os pais devem sempre pensar em um esporte adequado para o seu filho sempre levando em conta a sua idade, condições físicas e os gostos que cada criança tem.

Algumas dicas são importantes para os pais quando pensam no esporte dos filhos. Lembrando que é claro que não é uma regra, mas pode ajudar. Pense em:

  1. Se seu filho tem bastante coordenação motora, esportes coletivos são ideais para ele;
  2. Para as crianças que são mais inquietas e com falta de concentração, busque a solução em esportes como natação ou atletismo para motivar essas características;
  3. Para as crianças que são perfeccionistas, esportes individuais são mais indicados;
  4. Para crianças que tem físico bom e são fortes, você pode optar pelo boxe ou rugby.

Além dessas dicas citadas, separamos alguns esportes por faixa etária para auxiliar você na escolha do esporte ideal para o seu filho.

Para crianças de 3 a 5 anos de idade

Para as crianças com essa faixa de idade, o ideal é limitar até 4 horas de atividade física no dia. Antes de matricular seu filho em um esporte, é importante passar com o pediatra para se certificar de que ele não tem nenhum problema que o impeça de realizar alguma atividade física. Para essa idade, a natação é super recomendada já que trabalha com o desenvolvimento da coordenação, resistência, disciplina e começa a estabelecer uma relação entre esforço e o resultado.

Para crianças de 5 a 7 anos de idade

Nessa faixa de idade, é importante que a criança esteja aberta a praticar vários e diferentes tipos de esporte para que ela possa escolher aquele que mais se identifica. Nesse momento, é importante deixar que a criança escolha, para que, assim, ela entenda que existem diversos tipos de modalidades esportivas que ela pode praticar. O correto é deixar que façam um esporte individual e outro coletivo. Esportes coletivos ideais para essa faixa etária é futebol, basquetebol, handebol e voleibol, enquanto os individuais são a ginástica desportiva ou as artes marciais (taekwondo, judô).

Para crianças de 8 e 9 anos de idade

Para as crianças dessa idade, é fundamental que os pais sentem como seus filhos e perguntem qual o objetivo da prática do esporte, se é por diversão ou para levar aquilo como participação de competições para a vida. Após definido esse objetivo, a criança poderá escolher o esporte que mais se identifica.

Praticar esporte é fundamental para a saúde do ser humano ao longo da vida. Quando esses esportes começam a ser praticados ainda na infância, eles ajudam a desenvolver diversas habilidades psíquicas e motoras.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui