A Catedral de Notre Dame é um dos mais notáveis monumentos de toda Europa. Situada em Paris, às margens do rio Sena, tal tesouro do catolicismo tem mais de 800 anos. As construções da Catedral demoraram mais de 200 anos para serem concluídas. Elas tiveram início 1163, durante o reinado de Luís VII, e foram completadas em 1345.

Essa Catedral tem passagens muito importantes para a história, por exemplo, considera-se o fato de o Rei Henrique VI da Inglaterra ter sido coroado lá em 1431. Anos mais tarde, a Catedral sucumbiu à ruína e correu o risco de ser totalmente demolida em função do seu péssimo estado de conservação, contudo, foi restaurada antes de Napoleão ser coroado Imperador em 1804. Durante a Segunda Guerra Mundial, houve rumores de que os soldados alemães poderiam destruir os vitrais recém-instalados. Por isso, decidiu-se remover os vitrais e reinstalá-los apenas após o término da Guerra.

Ao longo de um processo de renovação, feito pelo arquiteto Eugène Viollet-le-Duc, durante o século XIX, Notre Dame ganhou o seu pináculo principal, com 90 metros de altura. Depois de tanta história, a Catedral de Notre Dame pôde continuar em pé e em perfeitas condições e demonstrar ao público todos os detalhes de sua arquitetura que são únicos e atravessam a história.

img-2

Em 15 de abril deste ano, a Catedral foi tomada por um terrível incêndio de grandes proporções que não só destruiu coberturas e pisos, como também derrubou o pináculo principal e abalou as estruturas do prédio. Thales Augusto Filipini Righi, professor do curso de Arquitetura do UniAnchieta, comenta: “Cogita-se que o incêndio tenha começado por uma obra de restauro que estava em curso. Várias teorias estão sendo estudadas porque o incêndio não foi controlado por sistemas de segurança, e uma das hipóteses está relacionada ao fato de a estrutura principal ser toda em madeira, o que propicia um alto grau de combustão. Embora a arquitetura e os artefatos estudados e catalogados exaustivamente tenham sofridos perdas, o fato que se viu despertou na sociedade europeia uma união para o restauro e reparação das perdas”.

Hoje, os arquitetos de restauração já trabalham com as hipóteses do que irão fazer para reconstruir a Catedral. A grande questão é se a restauração irá seguir um padrão mais conservador, para preservar o que restou e reconstruir o que foi tomado pelo fogo, trazendo muito do original, ou se o caminho a seguir tomará como base um projeto mais inovador que, embora não conflite com o original, traga elementos modernos à estrutura.

A discussão ainda não foi encerrada. A única certeza é que o primeiro-ministro da França, Édouard Philippe, anunciou um concurso internacional de arquitetura para redesenhar o pináculo e cobertura da Catedral de Notre-Dame.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui