Acordar cedo tem suas vantagens.

 

Para muitas pessoas, acordar cedo é motivo de tristeza e de desânimo, ainda mais quando se está de folga, férias ou até mesmo aos finais de semana. De fato, se estamos muito cansados, é comum e também necessário descansar mais e relaxar, mas você mudaria o seu pensamento se soubesse que o hábito de acordar cedo é algo benéfico para sua vida?

De acordo com a proposta apresentada no livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg (2012), se praticarmos um novo hábito por 21 dias seguidos e sem falha, nosso cérebro já se acostuma com aquela nova rotina e não nos sentimos mal com esse novo estilo de vida.

Para alguns, acordar cedo é ótimo para se exercitar e colocar as tarefas em dia. De acordo com a matéria do G1, o CEO da Apple, Tim Cook, conta que levanta da cama todo dia às 3h45 no horário da Califórnia para começar a checar e-mails, antes mesmo de seus colegas da Costa Leste (onde são 6h45). Ainda segundo a mesma matéria, a apresentadora Oprah Winfrey diz que acorda diariamente às 6h02 para refletir, meditar e fazer exercício antes de começar a trabalhar, às 9h.

Um estudo da Universidade de Roehampton, do Reino Unido comprovou que acordar cedo tem relação com o índice de produtividade da pessoa. Segundo essa pesquisa, os adeptos tendem a ser mais “magros, felizes e saudáveis”.

Abaixo, seguem os demais benefícios que este hábito pode agregar à saúde:

–          Maior grau de proatividade

É mais provável que quem acorda cedo seja mais proativo do que aqueles que deixam o despertador tocar no último minuto possível. Os pesquisadores da universidade de Roehampton também garantem que, ao acordar mais cedo, chega-se ao trabalho com mais disposição do que aqueles que acabaram de acordar e farão a maior parte das atividades no “piloto automático”.

–          Menores chances de desenvolver doenças psicológicas

Em primeiro lugar, trocar o dia pela noite pode confundir a produção de hormônios, como o da serotonina que influencia diretamente o humor e, sua falta, pode ocasionar depressão. O segundo motivo está ligado à sensação de que o dia dura mais, o que pode gerar no indivíduo maior satisfação pelas realizações do dia do que, quando chega a noite, e ainda não conseguiu terminar nem metade daquilo que havia planejado.

Dessa forma, reduzir o tempo na cama pode ser o segredo para tirar os sonhos do papel e evitar que doenças emocionais se estabeleçam por motivos emocionais e/ou hormonais.

–          Ganho de tempo

O tempo que se usa pela manhã para resolver problemas e colocar tarefas em dia não é o mesmo que o da noite. Segundo os especialistas de gestão de tempo, durante a noite, há menores propensões da pessoa trabalhar efetivamente e com foco do que pela manhã, quando o ritmo de procrastinação é menor.

A consequência disso é a diminuição da ansiedade e encontro de tempo para aquilo que parecia não se encaixar na agenda, como tomar café da manhã em família, realizar exercícios, preparar melhor os alimentos, entre outras atividades.

O que fazer para dormir mais cedo?

  • Decida o que dormir cedo significa para você;
  • Defina uma hora adequada;
  • Entenda que os hábitos inadequados de sono não são saudáveis;
  • Entenda que uma boa noite de sono é importante para o funcionamento ideal do cérebro.

Vale dizer que cada pessoa sabe o que melhor para si e para seu estilo de vida. Acordar cedo para realizar tarefas que ficaram do dia anterior ou para resolver problemas não é algo benéfico. Sendo assim, o hábito de acordar cedo é bom, se soubermos usá-lo de forma correta e sem exageros. Ele deve ser um aliado em busca do equilíbrio na nossa rotina, composta por atividades, tarefas e necessidades.

Diga nos comentários o que você acha de acordar cedo e, se já acorda, quais os benefícios que você já percebeu no seu dia a dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui