Por Profa. Dra. Ieda Maria Siébra Bochio

A Enfermagem constitui mais da metade da força de trabalho em saúde, e os enfermeiros têm sido apontados como os principais responsáveis pela coordenação das equipes de Saúde, em diferentes níveis de atenção, segundo informações do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN.

A Nursing Now (Enfermagem agora) é uma campanha, realizada em colaboração com o Conselho Internacional de Enfermeiros e a Organização Mundial da Saúde, que acontecerá até o final de 2020, data do 200º aniversário de Florence Nightingale.

A iniciativa, no Brasil encabeçada pelo COFEN em parceria com o Centro Colaborador da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo melhorar a percepção da sociedade sobre a Enfermagem, aumentar a influência desta e maximizar suas contribuições para garantir que todos em todos os lugares tenham acesso à saúde e aos cuidados de saúde, sem que “ninguém fique para traz”. A campanha estimula ainda a busca pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais e a adoção de práticas efetivas e inovadoras com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional.

Em 2015, com os desafios gerados pelo acordo entre os países para o alcance das Metas de Desenvolvimento para 2030, houve o reconhecimento de que a atuação de enfermeiros era fundamental para que mudanças efetivas na saúde mundial pudessem acontecer.

O relatório “Triplo Impacto da Enfermagem – como desenvolver a enfermagem vai contribuir para melhorar a saúde, promover a igualdade de gênero e apoiar o crescimento econômico”, publicado pelo Grupo de Parlamentares de Todos os Partidos (All Party Parliamentary Group on Global Health – APPG), serviu de fundamentação para o lançamento dessa iniciativa.

Para aumentar a visibilidade, a campanha Nursing Now (no Brasil, Nursing Now Brasil) conta com embaixadores como a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, que teve seus partos realizados por enfermeiros. No Brasil, a campanha foi lançada em abril de 2019. Nas palavras de Manoel Neri, presidente do COFEN “a universalização do acesso e da cobertura da Saúde no mundo não pode prescindir de uma atuação ativa e qualificada da Enfermagem, que representa mais da metade dos profissionais de Saúde”.

Para o curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Anchieta, é uma honra comemorar o dia da Enfermagem (13 de Maio) e a Semana de Enfermagem quando também celebramos 10 anos de formatura da primeira turma do curso. O Anchieta tem formado profissionais capacitados para atuar em diversas frentes da saúde na cidade de Jundiaí e na região e já estamos exportando esse conhecimento para o mundo com presença em trabalhos humanitários, na pesquisa científica e na assistência direta realizada por alunos que se formaram em nossa instituição e atuam fora do Brasil.

É uma grande honra também poder contar com professores que se formaram no Anchieta e atualmente participam da formação de outros profissionais enfermeiros. Os objetivos propostos pela campanha Nursing Now têm feito parte de toda a composição do curso de enfermagem ofertado pelo Anchieta ao longo desses anos de atuação e pessoas brilhantes nos ajudaram nessa jornada, como coordenadores, professores e alunos.

Certamente as mudanças que tanto almejamos na Saúde não poderão acontecer sem um protagonismo da Enfermagem. Parabenizo a cada aluno do curso de enfermagem do Anchieta pela escolha dessa linda profissão e por escolher o Anchieta como sua casa. Parabenizo a cada professor, inclusive aos que não são enfermeiros, mas têm atuando na formação de enfermeiros, pois o seu conhecimento, a sua experiência e a sua generosidade diários são impagáveis.

Espero que possamos juntos contribuir para que haja uma percepção e valorização da Enfermagem em nossa sociedade e que as mudanças buscadas pela nossa classe profissional possam ser alcançadas pela nossa atuação competente e presente no Sistema de Saúde. Meu desejo é que possamos primeiramente humanizar a nossa relação enquanto profissionais da Enfermagem para consolidar um campo de conhecimento que promova mudanças sociais efetivas e que essa seja a marca da Enfermagem do Anchieta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui