Profissionais dessas áreas serão muito requisitados no mercado de trabalho do futuro.

Um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento aponta que, até 2040, o Brasil terá a necessidade de quase 20 milhões de profissionais nas áreas de saúde e educação. E você, como vai se preparar para essa demanda?

Já publicamos diversas matérias aqui no Jornal em Foco sobre saúde e educação, mas hoje vamos tratar da demanda crescente nestas áreas e explicar por que elas serão destaques na América Latina nos próximos anos.

Segundo o levantamento, a demanda será de 10 milhões de professores, 2,4 milhões de médicos e 6,2 milhões de enfermeiros até o final de 2040, ou seja, quase um milhão de profissionais por ano. É claro que se trata de uma estimativa de demanda, que depende de vários fatores para se confirmar.

A justificativa para essa crescente demanda é a dificuldade de automatização de alguns setores. Em educação, por exemplo, o professor continua sendo extremamente necessário para que sejam criados novos métodos de ensino. O mesmo vale para a área de saúde: prestar socorro ao próximo é uma tarefa que necessita de mãos humanas, bem como o diagnóstico e o tratamento de doenças.

Também é necessário lembrar que a população brasileira aumentará. Segundo estimativas do IBGE, em 2040 seremos mais de 230 milhões de brasileiros. Hoje este número já passa dos 209 milhões.

Outro fator relevante é a idade da população. Em 2019, os jovens de até 14 anos somam 21,10% da população; 69,38% têm entre 15 e 64 anos e 9,52% tem 65 anos ou mais. Em 2040, a estimativa será diferente: 16,80% terão até 14 anos; 65,79% de 15 a 64 anos e 17,41% terão mais de 64 anos. Isso nos faz lembrar outra matéria que já divulgamos aqui no Jornal em Foco, sobre a profissão que mais cresceu no Brasil: a de Cuidador de Idoso.

Para que você esteja sempre preparado para os desafios do futuro, é necessário se manter atualizado e em movimento. No UniAnchieta, você pode garantir formação e informação de qualidade! Se você pretende ser um profissional da saúde ou da educação, acesse nosso site e se inscreva para o vestibular.

botao-quero-fazer-minha-inscricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui