Brasileiro descarta cerca de 41kg de comida por ano. Saiba como se planejar para evitar o desperdício.

Para o brasileiro, que tem uma cultura de fartura, é importante ter a mesa e a despensa sempre cheias. No entanto, essa cultura faz com que o brasileiro desperdice muita comida. Segundo Gustavo Porpino, analista da Embrapa e líder da pesquisa sobre desperdício, realizada no âmbito dos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil, “o Brasil é um país muito desigual, e a comida sinaliza riqueza. Famílias que enfrentam pobreza no passado, por exemplo, tendem a gostar de preparar uma mesa farta, como forma de mostrar que vivem tempos melhores”.

Esse gosto por fartura e comida sempre fresca faz com que cada brasileiro descarte cerca de 41 quilos de comida por ano. Do total desperdiçado, os alimentos que mais vão para o lixo são arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%).

“No Brasil, o elevado desperdício de alimentos convive com a insegurança alimentar, uma combinação infeliz para um país onde 22,6% da população enfrenta algum nível de insegurança alimentar e com 54,8 milhões de pessoas vivendo com até 5,5 dólares por dia, linha de pobreza proposta pelo Banco Mundial”, comenta Porpino.

Pode-se pensar que as famílias que descartam menos quantidade de comida são as famílias que menos têm, mas isso não é regra. Quem menos gera desperdício são as pessoas que têm hábitos de consumo mais sustentáveis, como fazer compras menores, preparar lista de compras e reutilizar sobras em novas refeições.

Como evitar o desperdício
Júlia Machado, coordenadora do curso de Nutrição do UniAnchieta, conta como os alunos do curso aprendem sobre esse assunto: “No Brasil os altos índices de perda e desperdício de alimentos são um problema. No curso de Nutrição são discutidas estratégias para a redução do desperdício de alimentos, como reaproveitamento de sobras, armazenamento correto dos alimentos, controle da quantidade de alimentos a serem preparados e cuidados com a manipulação dos alimentos. O Nutricionista que atua em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), além de planejar refeições equilibradas e seguras, implanta ações que visam a redução e o controle do desperdício. Sabe-se que a perda de alimentos durante o processo de produção de refeições nas UANs é significativa, então os profissionais de Nutrição que atuam nessas unidades têm um papel fundamental no controle do desperdício de alimentos”.

O UniAnchieta oferece o curso de Nutrição. Se você tem interesse pela área, conheça o curso e faça já sua inscrição para o vestibular.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/02/10/cultura-da-fartura-impulsiona-desperdicio-de-alimentos-no-brasil.ghtml

botao-quero-fazer-minha-inscricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui