Formas simples e eficazes de ajudar nossos amigos de patas.

Os animais estão presentes em nosso cotidiano com muita frequência. Eles alegram nossos dias, oferecem de forma gratuita e verdadeira um amor incondicional e nos transformam em seres humanos melhores.

Existem leis vigentes que criminalizamatos de crueldade contra os animais, e em 1978 foi criada uma Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

Entretanto, sabemos que somente com leis e sem fiscalização eficiente, os animais ainda sofrem com crueldades, maus tratos e abandono. Como cidadãos, devemos protegê-los da forma como pudermos, e há diversas ações preventivas e protetivas que podemos praticar.

Mas como fazer? Por onde começar? Vamos às dicas.

– Ajude instituições e projetos de proteção animal

Há muitas instituições, projetos e ONGs espalhadas pelo Brasil que ajudam animais vítimas de maus tratos e abandono. Há instituições voltadas a animais domésticos e a animais selvagens. Esses locais geralmente aceitam doações de mantimentos, alimentos e produtos de higiene para os animais. Também é possível ajudar com doações em dinheiro e adquirindo produtos que esses institutos produzem e comercializam.

É importante sempre verificar se a instituição é confiável, se possui condições apropriadas para cuidar de animais e fiscalizar se as doações estão sendo utilizadas da forma correta.

Caso você não possa ajudar com dinheiro, há locais em que é possível servir como voluntário e ajudar nos cuidados com os animais, ou até mesmo divulgando eventos, bazares e feiras de adoção.

– Não compre. Adote ou apadrinhe

Há muitos animais abandonados e esperando um lar. Quando deixamos de comprar animais, ajudamos esses que estão abandonados e ainda mudamos a vida de fêmeas que procriam de forma incorreta, forçada e não planejada, que acabam virando matrizes de produção desenfreada de cães de raça, por exemplo, e tendo morte prematura.

Caso você não consiga adotar um animalzinho, você pode apadrinhar algum projeto, contribuindo com dinheiro e/ou mantimentos, ajudando esses animais a viver bem e de maneira confortável.

– Consuma de forma consciente

Hoje em dia, há muitas marcas que valorizam a produção sustentável, que convertem parte da sua renda para ajudar animais e que não testam seus produtos nesses pequenos seres.

– Cuide do meio ambiente e denuncie

É óbvio que para proteger nossos animais é importante preservar o ambiente em que eles vivem. É dever do ser humano cuidar do meio ambiente, reduzir o volume de lixo produzido, economizar água e diminuir a poluição. Por isso faça a sua parte e denuncie empresas que poluem o habitat natural dos bichos e praticam, por exemplo, os cortes ilegais de árvores de áreas protegidas. Essa atitude também vale sempre que você vir queimadas, que destroem o meio ambiente e deixam muitos animais selvagens sem abrigo.

Também devemos denunciar os maus tratos, crueldades e abandono praticados contra animais. Para crimes em flagrante, chame a polícia e os responsáveis pela área ambiental de sua cidade. Para demais situações e crimes que envolvam animais selvagens, acione o IBAMA e o Ministério Público.

Pequenas atitudes fazem a diferença. Para quem não tem como se proteger, qualquer ajuda é válida. Pense nisso e observe o que acontece ao seu redor. Caso esteja ocorrendo algo ruim ou prejudicial aos animais, denuncie e ajude. Faça sua parte!

Fonte:
» Saiba como apoiar os direitos dos animais no seu dia a dia

botao-escolas

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui