Saiba mais sobre essa técnica.

É notável que o brasileiro tem ao menos buscado ter uma alimentação mais saudável e regrada, e o que nos faz ter certeza deste “novo” estilo de vida é uma pesquisa recente feita pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Segundo dados obtidos neste relatório, oito em cada dez brasileiros procuram ter uma alimentação baseada em itens saudáveis e com muitos nutrientes.

Outro dado importante a ser destacado é que 71% dos entrevistados preferem consumir produtos naturais e orgânicos, mesmo que tenham que pagar um pouco mais caro por eles.

Seguindo essa linha de raciocínio, um novo conceito de alimentação tem surgido e atraído muitas pessoas. Trata-se da alimentação consciente, que tem origem do mindfulness, uma técnica de “atenção plena”. Ela segue a linha da alimentação saudável, mas vai mais além: busca o equilíbrio entre alimentos, mente e planeta.

Ter uma alimentação consciente significa pensar em todas as etapas e processos pelos quais os alimentos passam, tais como transporte, conservação, produção, manuseio e preparo. Pensando em todos esses processos, é possível verificar como cada item é levado em consideração e quais são os itens que o envolvem.

Quando o ser humano passa a adotar o estilo de vida e alimentação baseando-se na consciência, ele busca integrar todos os aspectos de sua vida, de forma a adquirir o equilíbrio pleno.

Como ter uma alimentação consciente?

Primeiro devemos pensar de forma ampla como aquele alimento é produzido. Isso não é uma tarefa fácil, pois os dados podem estar “bem escondidos”, mas comuma pesquisa mais aprofundada no Google, por exemplo, é possível obter dados sobre a empresa produtora, o agricultor, se são utilizado agrotóxicos e o impacto que o consumo e a produção deste produto causa ao planeta.

Outra forma de aderir ao conceito é ser mais leve em relação aos alimentos que são consumidos. Saboreie os alimentos sem distrações, sinta o cheiro, a textura e suas características. No início reserve uma refeição do seu dia e faça esse exercício. Não use aparelhos eletrônicos e faça uma refeição com calma e sentindo os alimentos de forma completa.

Uma última dica é preparar seus próprios alimentos e refeições. Vá à feira ou plante suas próprias verduras, frutas e legumes. Consuma somente o necessário e evite desperdícios. Consuma, sempre que possível, o alimento de forma integral, incluindo cascas e folhas.

Ter consciência, acima de tudo, é entender o processo que envolve a produção dos alimentos, saber o impacto que ela causa ao meio ambiente, avaliar sua rotina e incorporar alimentos saudáveis ao seu dia a dia, olhar para o mundo de forma geral e ajudar a equilibrar consumo com produção e sem desperdício.

Agora que você sabe o que é alimentação consciente, que tal adotá-la em seu cotidiano e ajudar o planeta com essa prática?

Fonte:
» Pesquisa mostra que 80% dos brasileiros buscam alimentação saudável

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui