O Enem será realizado em dois domingos de novembro, 4 e 11. Você está preparado?

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem reúne milhares de estudantes todos os anos. De acordo com o INEP, neste ano foram 6.774.891 inscrições, e 81,3% dos inscritos confirmaram participação.

Neste ano o Enem será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. O exame está chegando, e junto com ele vêm aquele frio na barriga e a pressão por um bom resultado nas provas e na redação. Calma, se você se dedicou aos estudos neste ano, agora é hora de rever algumas dicas e relaxar um pouquinho até o dia da prova.

  1. Use a internet a seu favor: o Youtube é uma ferramenta valiosa para isso. Pesquise os conteúdos em que mais você tem dificuldade e faça fichamentos. Aproveite também para se atualizar, pois isso é muito importante para a redação. Fizemos uma pequena lista de canais interessantes para você acompanhar:

    » BBC NEWS
    » WHY MAPS
    » NEXO JORNAL
    » ME SALVA
    » CASA DO SABER
  2. Treine sua redação: a melhor forma de treinar para uma redação é escrevendo. Pegue os temas de notícias que você leu e crie títulos diferentes sobre o mesmo assunto. Releia sua redação no dia seguinte e desenvolva a autocrítica: é possível escrever um texto com as mesmas opiniões de uma forma diferente? Também é válido separar os temas das redações de exames anteriores e se desafiar. Veja outras dicas aqui: https://emfoco.anchieta.br/2018/06/22/como-se-preparar-para-a-redacao-do-enem-2018/

  3. Use a tecnologia a seu favor: aproveite a tecnologia e participe de grupos de Whatsapp e Facebook para compartilhar dúvidas e conhecimentos. Essa é uma forma de você se atualizar, mas tenha cuidado com as fake news!

  4. Fique por dentro de todas as regras do Enem: é importante que você leia as regras do exame:
    http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2018/edital_enem_2018.pdf e https://enem.inep.gov.br/#/antes?_k=v5w0fz

Importante:

  • Respeito aos direitos humanos: existia uma regra no Enem que exigia o respeito aos direitos humanos, sob pena de o estudante zerar na redação. Em 2017, uma decisão judicial suspendeu essa regra, então a prova não pode ser anulada, mas o estudante pode receber uma nota baixa caso desrespeite os direitos humanos.
  • Os cadernos da prova: os cadernos são personalizados e contêm o nome e o número de inscrição do aluno impressos na capa. É entregue juntamente com o cartão de resposta, encartado na prova. O MEC tomou essa medida para aumentar o nível de segurança do exame.
  • Certificação: o Enem não pode mais ser utilizado para se obter o certificado do Ensino Médio. Essa certificação poderá ser obtida por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
  • Isenção da taxa: A fim de evitar fraudes, o MEC está sendo mais rigoroso em relação à isenção da taxa de inscrição. Quem solicita isenção por ter registro no CadÚnico, o banco de dados do Governo Federal para pessoas em situação de carência socioeconômica, deverá informar o Número de Identificação Social (NIS) no ato da inscrição. Caso um estudante com isenção de taxa não compareça no dia da prova, só poderá utilizar o benefício no ano seguinte se justificar sua ausência com um documento oficial ou atestado médico.
  • Notas das escolas: o resultado do Enem por escola não será mais divulgado. Segundo o MEC, o Enem foi concebido para avaliar estudantes do Ensino Médio e não escolas, e esse resultado vinha servindo de base para a elaboração de ranking de qualidade das escolas.

Fontes:
» Tudo sobre o Enem 2018
» Enem 2018 tem 6,7 milhões de inscritos

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui