Boas dicas para se dar bem na próxima edição e garantir descontos no UniAnchieta

A nota do Enem é importantíssima para você que quer ingressar no ensino superior. No UniAnchieta, por exemplo, é possível garantir descontos nas mensalidades por meio da sua nota. Além das provas de múltipla escolha, que acontecerão em dois domingos, 4 e 11 de novembro, no dia 4 de novembro também será realizada a redação.

Alcançar a pontuação máxima na redação do Enem não é uma tarefa fácil, mas algumas dicas podem ajudar você a estar bem informado e preparado para escrever sobre praticamente qualquer assunto:

1. Esteja antenado nas notícias atuais. Mais que isso, exercite a empatia. Isso significa que seu texto será mais bem avaliado se você souber como se colocar no lugar do outro e comentar uma situação por diversos ângulos.

Alguns assuntos da atualidade sobre os quais é bom se informar:

  • O aumento da depressão entre os jovens no século XXI
  • A era das fake news: quais os perigos que enfrentamos
  • O conceito de família nos dias atuais
  • Problemas e soluções para o sistema carcerário brasileiro
  • Desafios da mobilidade urbana
  • Plásticos nos oceanos: como o homem pode mudar esse cenário?

Você já leu a respeito destes assuntos? É uma boa forma de começar a pensar sobre eles, considerar pontos de vista diversos e exercitar a escrita.

2. Faça ao menos uma redação por semana nos moldes do Enem dos anos anteriores. Para estudar, pesquise as edições anteriores do exame e as melhores redações disponíveis na internet. Além disso, responder às questões de provas anteriores e simulados é uma excelente forma de se preparar para o exame.

3. Dados são importantes, mas use-os com moderação. O mesmo vale para frases e citações de pensadores. Obviamente, é muito melhor quando você utiliza uma frase e coloca a referência correta do autor. Mas se você não tem certeza dos dados ou da frase exata, vai preferir arriscar ou expor, com as suas palavras, a ideia que aquele dado ou frase representará em sua redação?

4. Atente-se às orientações para a realização da redação. Independentemente do assunto, será solicitado que você escreva utilizando linguagem formal e que argumente sobre o tema com coesão e coerência, ou seja, o texto precisa constituir uma unidade, fazer sentido e demonstrar que você tem conhecimento sobre o assunto. Além disso, é solicitada uma proposta de solução para o problema proposto.

Agora que você já está sabendo como se preparar para o Enem 2018, é só começar a estudar, treinar, pedir para outras pessoas avaliarem suas redações e continuar praticando.

Bons estudos e uma excelente prova!

botao-clique-enem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui