Se usadas corretamente, os benefícios podem ser muitos.

Alguns anos atrás, o uso das tecnologias e aparelhos eletrônicos, como celulares e notebooks, era restrito a profissionais bem-sucedidos e a empresas, por exemplo. Porém, hoje os jovens e até mesmo crianças já têm acesso a esses aparelhos e consomem tecnologia e informação todo o tempo. Segundo dados de 2018 do IBGE, 77% dos brasileiros já possuem smartphones, e com a posse do aparelho, o uso da internet, assim como das redes sociais, é gigantesco.

Com este avanço, os celulares se tornaram “parte de nosso corpo” e assim também é para crianças e adolescentes; muitos já utilizam o celular no ambiente escolar.

Muitas pessoas recriminam o uso desses aparelhos durante o período de aulas, por conta do mau uso e das distrações que causam, mas hoje é impossível rejeitar o uso da tecnologia em nosso dia a dia. Devemos sempre levar em consideração que é importante colocar limites para o uso dos aparelhos, principalmente na sala de aula, e isso deve ser conversado em casa, pois o uso incorreto dos equipamentos atrapalha a aprendizagem e dificulta a interação social.

Se bem utilizada, por outro lado, a tecnologia pode trazer vários benefícios aos alunos e até mesmo aos professores.

Segundo Nuria Pons Vilardell Camas, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná, “o importante, independentemente da tecnologia, é entender, criar e dar vazão a uma nova escola, que vislumbre o currículo como o caminho a ser construído para e pelos aprendizes, incluindo alunos, professores, gestores e familiares”.

Ela destaca também que é importante haver uma interação do mundo físico com o tecnológico para melhor absorção de conteúdos e aprendizados.

A utilização da tecnologia e de seus recursos ajuda alunos e professores a obterem pesquisas mais atualizadas sobre um tema, colabora para a aprendizagem de temas atuais que ainda não foram para os livros físicos, facilita o diálogo entre alunos e professores por meio de redes sociais, promove a agilidade na interação entre alunos, professores e pais e ainda se torna sustentável quando se considera a diminuição de papéis e tempo.

Ressaltamos que o papel do professor neste processo é extremamente importante. É ele que fará a gestão do uso da tecnologia pelos alunos e também os capacitará para a inclusão no ambiente digital. Deste modo, é necessário que os professores estejam em constante aprendizado e atualização, para que acompanhem o ritmo da evolução tecnológica e facilitem a vida escolar dos jovens.

Fonte:
» Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui