Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica!

Com certeza você já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica. Mas a realidade pode ser outra: cada pessoa possui um perfil e comportamento em uma primeira impressão e, com o tempo e convivência, passamos a descobrir coisas novas sobre aquela pessoa. De todo modo, se pudermos causar uma primeira impressão positiva, as chances de sucesso, em uma entrevista de emprego ou quando formos fechar um negócio, aumentam consideravelmente.

A postura de uma pessoa pode ser relacionada como uma habilidade (como a forma de falar, andar e se relacionar). Assim como qualquer habilidade, podemos desenvolvê-la por meio de técnicas e experiências vividas ao longo da vida.

Segundo Amy Cuddy, professora em Harvard e especialista em Comunicação, no ambiente corporativo somos avaliados por dois fatores: competência e confiança. É como se as pessoas nos olhassem e fizessem a seguinte pergunta: essa pessoa é competente e confiável?

Claro que nós queremos causar sempre a melhor impressão, principalmente nas entrevistas de emprego. Segundo a análise dos recrutadores de grandes empresas, porém, o que é decisivo entre competência e confiabilidade é a confiança que o candidato transmite. Isso não quer dizer que a pessoa competente não terá sucesso profissional e não será contratado, porém, se o candidato for competente e não demonstrar ser confiável, o processo se torna mais difícil. Demonstrar suas habilidades numa entrevista de emprego é a etapa mais fácil de uma entrevista, por exemplo, uma vez que o recrutador poderá visualizá-las em seu currículo. Mas na hora de vender seu peixe, como passar segurança?

Para transmitir confiança há algumas práticas que podem ser desenvolvidas, como evitar falar mal do trabalho anterior ou passar referências ruins sobre seus antigos chefes e colegas de trabalho. Outra boa atitude é falar olhando nos olhos da outra pessoa e não mentir sobre as informações que você está transmitindo.

Agora, pensando no ambiente fora do mercado de trabalho, também devemos passar uma boa impressão para as outras pessoas. Separamos abaixo algumas táticas a serem usadas em um primeiro encontro:

Seja cordial
Ser cordial e simpático é o básico, não é mesmo? Ninguém se sente à vontade com alguém “fechado” e com a cara feia. Por isso seja simpático, educado e não extrapole os limites da alegria e da conversa.

Cuide do visual
Parece bobo, mas quando alguém chega bem vestido, com os cabelos penteados e sem a cara inchada de sono, já temos uma boa visão e opinião sobre a pessoa, não é mesmo? Reserve um tempo para cuidar de si, não exagere nos perfumes e maquiagens e mantenha a higiene corporal e bucal em dia!

Ouça
Aprender a escutar o próximo é uma ótima forma de adquirir a confiança da outra pessoa. Desligue-se do celular e das preocupações e preste atenção no que a outra pessoa está transmitindo.
Uma boa impressão é não somente visual, mas comportamental. Busque sempre desenvolver suas habilidades de conversação e postura. Boa sorte!

Fonte: https://www.terra.com.br/economia/vida-de-empresario/blog-the-speaker/como-causar-uma-boa-primeira-impressao,bc0ca172f79d45ad3990ed158626f55fup91hfj0.html

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