Como evitá-las e como não ser uma delas.

É tão difícil de identificar que, muitas vezes, você pode ter atitudes consideradas tóxicas no ambiente de trabalho, nos relacionamentos pessoais e amorosos e sequer tomar ciência disso. Por isso, nesta matéria do Jornal Em Foco, resolvemos mostrar um pouco mais sobre esse problema, que acaba atrapalhando a convivência e o relacionamento em diversos aspectos.

Segundo a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, as pessoas tóxicas podem estar em todos os lugares, e elas são “diagnosticadas” como o tipo de pessoa que tem o poder de afetar negativamente a vida dos outros, que muitas vezes não percebem como estão sendo prejudicados. Entre as características deste tipo de perfil, estão:

  • Vitimização: Coisas ruins acontecem com todas as pessoas. É claro que umas são mais graves e tristes que outras, mas o que pode nos diferenciar é a capacidade de aprendermos com tudo o que nos acontece e não nos transformarmos em vítimas.
  • Arrogância: Ela é comumente confundida com confiança. Talvez seja até um excesso dela. A diferença é: confiança tem o poder de inspirar; a arrogância, não.
  • Falta de empatia: Colocar-se no lugar do outro é o primeiro grande sinal para deixar as toxinas que fazem mal às pessoas. Ao criarmos esse hábito, descobrimos que não temos força ou motivo para julgar as atitudes do outro e, dessa forma, rompemos o péssimo hábito do julgamento.
  • Negativismo: É muito parecido com o tipo de pessoa que se faz de vítima. Frequentemente a pessoa diz que é apenas realista. Faça uma breve análise: você é o tipo que reclama do trabalho ou que agradece por estar trabalhando?
  • Ganância: diferente de ambição, a ganância é um sentimento extremamente tóxico para você e para os que estão ao seu redor.

Agora que você já sabe quais são algumas das características de pessoas tóxicas e talvez já tenha em mente quais delas rodeiam sua vida, vamos descobrir formas de evitar ser intoxicado por este tipo de comportamento, e – quem sabe – até ajudar alguma pessoa a se desintoxicar:

  • Desenvolva a resiliência. Na psicologia, este termo está associado à nossa capacidade de voltar à forma original ou de adaptação às mudanças quando somos submetidos a situações que podem mudar quem somos. Ao conviver com pessoas tóxicas, ser resiliente é encontrar formas de ouvir o outro sem absorver sua energia, de conviver com pessoas negativas e permanecer pensando positivamente.
  • Consulte um psicólogo: Este profissional é o mais qualificado para ajudar você a desenvolver a resiliência, encontrar meios de se manter positivo, de conviver com pessoas tóxicas e não se deixar envolver por elas; caso você seja a pessoa tóxica, certamente um psicólogo poderá ajudá-lo a modificar esse perfil.

botao-baixe-e-book-psicologia

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui