Pequenas atitudes que fazem uma enorme diferença.

Acontece com todo mundo, em algum momento: temos uma intenção, imaginamos a solução para um problema, mas não fazemos muita coisa a respeito. Explicamos melhor: temos a intenção de viver em um mundo melhor, com mais liberdade, igualdade e oportunidades para todos, mas quantas vezes tomamos uma atitude que nos aproxime desse ideal?

Quando pensamos em melhorar nossas vidas, nosso trabalho e o mundo em que vivemos, pensamos sempre em aspectos globais, como questões ambientais, por exemplo, e seguimos focados nos problemas também reais que existem no nosso cotidiano. É claro que isso é muito importante, e não devemos esquecer que pensar no problema global e que aparentemente está “fora de nosso alcance” é bastante perigoso.

Por isso, resolvemos listar bons hábitos que podem ser implantados em nosso cotidiano, em nosso trabalho, em nosso bairro, que fazem uma grande diferença para o planeta.

SEGURANÇA
Sabemos que o Estado deve administrar as ocorrências e tem o dever de nos dar segurança e tranquilidade, porém, nós também podemos fazer nossa parte para tentar diminuir o número de ocorrências em nossa vizinhança. Como é possível melhorar, então?

  • Conheça seus vizinhos, pois eles poderão contar com você e você com eles, caso precise se ausentar por um período. Uma relação de confiança entre as pessoas que moram próximas garante que observem sua casa e alertem a polícia caso algo aconteça.
  • Tenha um bom relacionamento com todos, a fim de evitar discussões banais.
  • Forme um grupo para compartilhar informações, oferecer ajuda e estabelecer um canal de comunicação que pode ser muito útil no futuro.
  • Ocupe as áreas ociosas de seu bairro, mantendo-as limpas para que as crianças possam brincar, por exemplo.

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO
Viver em um local limpo, organizado, bonito e agradável é algo que todos desejam, não é mesmo? Se cada morador do bairro limpar a frente da sua casa, por exemplo, já é um excelente começo. Outras atitudes que você pode tomar com um grupo no seu bairro são:

  • mutirões de limpeza para a retirada de ervas daninhas;
  • eliminação de pontos de procriação de mosquitos da dengue;
  • limpeza de paredes pichadas;
  • criação de pontos de coleta e reciclagem de lixo;
  • criação de um jardim ou horta coletiva.

É importante promover a conscientização dos moradores para que participem das ações e para que todos mantenham o bairro conservado e limpo.

EDUCAÇÃO
Quando pensamos em mudar o mundo e nossas vidas, temos sempre que relacionar qualquer atividade com o ser humano. É ele que irá transformar as ideias em atitudes e benfeitorias. Investir no capital humano é extremamente importante para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tarefas que movem o mundo.
Pensando em seu bairro, o que você pode fazer? Separamos algumas práticas que podem ser adotadas:

  • Apoie ou crie projetos educativos, por meio do esporte, artes ou ciência;
  • Participe de eventos, palestras e reuniões sobre melhorias no bairro;
  • Ajude as famílias mais carentes com alimentos e itens de moradia;
  • Incentive a participação de crianças e adolescentes em atividades educativas oferecidas pelas escolas e prefeitura.

Mudar o mundo sozinho é um ideal inalcançável, mas trabalhar em conjunto, em comunidade, ajustando as pequenas coisas que nos cercam diariamente, é um excelente caminho para começar. Pense todos os dias no que você pode fazer por quem está do seu lado, pelo seu bairro e sua vizinhança.

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui